Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Leitos bloqueados

Prefeitura confirma falta de profissional em UTI da Covid e afirma que contratação está em andamento

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Prefeitura confirma falta de profissional em UTI da Covid e afirma que contratação está em andamento
A Prefeitura de Cuiabá teceu explicações sobre o bloqueio de 38 leitos de Terapia Intensiva para o tratamento da Covid-19 no Hospital e Pronto Socorro Municipal da Capital. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o profissional que atuava no setor contraiu o novo coronavírus e precisou ser internado. Já está em andamento o processo de contratação de mais um cirurgião pediátrico. Além disto, a Pasta pontuou que o problema com os medicamentos foi resolvida rapidamente.


Leia mais:
Cuiabá tem 38 leitos de UTI da Covid bloqueados por falta de medicamentos e profissionais
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá foi notificada pelo governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação (SES), quanto ao bloqueio de 38 leitos de Terapia Intensiva para o tratamento da Covid-19 no Hospital e Pronto Socorro Municipal da capital. O motivo seria a falta de medicamentos e profissionais capacitados para atuar no setor.
 
Segundo a SMS, está em processo de contratação do cirurgião pediátrico, após o profissional que atuava nesta função ter sido infectado e estar internado desde o dia 20. “O segundo médico que presta serviço na UTI pediátrica não tem condições de atender no plantão do colega por também trabalhar em outra unidade”, explica a Pasta em nota.
 
Além disto, a secretaria informou que na terça-feira (23) houve uma falta momentânea de medicamento, problema que foi resolvido na quarta-feira (24), com chegada de novos produtos.
 
“A SMS realiza o bloqueio temporário de leitos diariamente, devido à necessidade de manutenção de equipamentos. Nesta quinta-feira (25), a unidade está com sete dos 80 leitos de UTI Adulto em adequação”, diz trecho da nota encaminhado pela secretaria, que pontuou ainda que em nenhum momento deixou de prestar assistência médica aos pacientes que necessitaram de internação na unidade.
 
Por fim, a secretária Ozenira Félix destaca que, mesmo diante de dificuldades no financiamento junto aos governos estadual e federal, a Secretaria Municipal de Saúde não tem medido esforços para manter todos os leitos disponíveis e assegurar à população cuiabana o atendimento adequado.
 
Nas últimas 24h foram 22 óbitos registrados, sendo que no dia anterior, o número foi de 43. Sendo assim, Mato Grosso chega, nesta quarta-feira (24), a 5.716 mortes e 246.469 casos confirmados.
 
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 351 internações em UTIs públicas e 356 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 81,44% para UTIs adulto e em 41% para enfermarias adulto.
 
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (52.822), Rondonópolis (18.741), Várzea Grande (15.622), Sinop (12.667), Sorriso (10.225), Tangará da Serra (9.903), Lucas do Rio Verde (9.256), Primavera do Leste (7.290), Cáceres (5.485) e Nova Mutum (5.037).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet