Olhar Direto

Domingo, 09 de maio de 2021

Notícias | Cidades

MEDIDAS RESTRITIVAS

Com variante inglesa da Covid-19, cidade de MT fecha bares e impõe toque de recolher

Foto: Tchélo Figueiredo | Secom-MT

Com variante inglesa da Covid-19, cidade de MT fecha bares e impõe toque de recolher
O prefeito de Primavera do Leste (235 km de Cuiabá), Leonardo Bortolin (MDB), editou um novo decreto nesta sexta-feira (26), que proíbe a abertura de bares, restaurantes e similares por 15 dias. Além disso, o chefe do Executivo Municipal impôs toque de recolher. 

Leia mais:
Estudo detecta variante inglesa da Covid-19 em Cuiabá e cidade do interior de Mato Grosso

Nesta semana, estudo apontou que foi identificada a circulação da variante do coronavírus do Reino Unido em Mato Grosso. A pesquisa aponta dois casos da nova cepa, sendo um de Cuiabá e outro de Primavera do Leste.

De acordo com o epidemiologista e secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria Estadual (SES-MT), Juliano Melo, a constatação evidencia que a transmissibilidade do vírus pode aumentar em Mato Grosso. Até o momento, não há evidencias sobre o aumento da letalidade desta nova cepa.

“Essa variante foi inicialmente identificada na Inglaterra e, desde novembro, já afetou cerca de 50 países. Cada linhagem do vírus apresenta mutações internas e esse é o comportamento natural do vírus. O que preocupa é que essa linhagem da B.1.1.7. tem um potencial maior de transmissão, sendo em torno de 50% mais transmissível do que as linhagens anteriores”, explicou o gestor.

As medidas

As novas medidas estarão valendo a partir da próxima segunda-feira (01). Entre as novas regras, que valerão por pelo menos 15 dias, estão o fechamento de bares, restaurantes e similares, suspenção de eventos públicos ou privados (incluindo reuniões presenciais, em templos religiosos, corporativos ou sociais, com qualquer número de participantes), das aulas de cursos regulares e livres, e intensificação de ações para reduzir a circulação de pessoas.

Vale destacar que pelo decreto nº 2.025, os bares e restaurantes poderão seguir na modalidade delivery dentro do horário de permissão do alvará de funcionamento.

Ficam ainda proibidas quaisquer atividades coletivas, bem como s ocorrência de aglomerações em espaços e vias públicas, praças, quadras esportivas, arenas, academias de musculação e congêneres. E das 23h às 05h fica instituído toque de recolher em todo o município.

A fiscalização ficará por conta da Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Prefeitura Municipal, pelos agentes de fiscalização da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte. 

A definição das novas medidas temporárias de prevenção e enfrentamento da propagação do novo coronavírus foi feita na última quinta-feira (26) pela Comissão de Combate a Covid-19 do município.

O grupo é formado por lideranças de diferentes setores, como Vigilância Epidemiológica, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial e Empresarial de Primavera (ACIPLE), Câmara Municipal, Ministério Público do Estado, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal entre outras.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet