Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

sobre a pandemia

Estudante de medicina em SP, indígena de MT realiza palestras em aldeias para combater 'Fake News'

Foto: Reprodução

Farato palestrando para seu povo

Farato palestrando para seu povo

“Eu quero ajudar o meu povo para que não sejam mais manipulados pelas fakes news”, disse o primeiro estudante de medicina da etnia Matipu, Dyakalo Foratu Matipu, na aldeia Buritizal no Altos do Xingú em Mato Grosso. O rapaz está realizando palestras para ajudar seu povo com intuito de combater que as notícias falsas sobre a pandemia, pois até pouco tempo atrás seus familiares comunitários acreditavam que a vacina contra covid-19 os tornariam jacarés.

 
Leia também: 
Governo inicia distribuição de vacinas aos municípios; Cuiabá e VG recebem 8.690

Com sonho de ajudar seu povo e sua etnia com informações técnicas e científicas relacionadas às saúde, o primeiro colocado no vestibular cursado em 2019, na aldeia Kuikuro (MT), Farato, como é conhecido, agora está no terceiro semestre de medicina na Universidade Brasil, em Fernandópolis no estado de São Paulo. À época, eram seis vagas para medicina, cinco para odontologia e duas para medicina veterinária.

“Eu quero ajudar o meu povo para que não sejam mais manipulados pelas fakes News. Eu sei como funciona a medicina e a ciência, portanto posso explicar na linguagem materna (dialeto indígena), como é a produção da vacina e a importância da imunização”, relatou Farato ao desmentir falsas notícias sobre a real situação de seu povo que, até então, não recebeu as doses da vacina previstas pelas campanhas de imunização no estado e seguem amedrontados com o avanço da pandemia e com as distorções sobre as consequências de se aplicar os imunizantes.

“Falaram para o meu povo que quem foi infectado pelo Coronavírus não precisa tomar a vacina. Que o povo indígena está sendo feito de cobaia. Teve aldeias que já receberam as doses e os caciques proibiram a comunidade de fazer a vacinação. Eles têm medo de tomar a vacina e virar jacaré. Eu queria fazer palestra em cada aldeia, porém, não tenho como me locomover para outros lugares”. Explicou o médico em formação, justificando suas intenções e objetivos para a realização de palestras que possam levar informações reais sobre a situação da pandemia e das vacinas ao seu povo.

Farato tem o sonho de levar a informação científica e a medicina para todas as aldeias da sua região, porém, sem estrutura para locomoção, seus objetivos ficaram limitados à Aldeia Nova Matipu.

De acordo com Farato, entre as 119 pessoas que moram na tribo aproximadamente 40 já foram contaminadas, porém, não foram registrados óbitos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet