Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política BR

QUALIDADE DE VIDA

Projeto de lei pretende responsabilizar empresas pelos ciclo de coleta, recebimento e reciclagem de resíduos sólidos

Foto: Reprodução

Projeto de lei pretende responsabilizar empresas pelos ciclo de coleta, recebimento e reciclagem de resíduos sólidos
Um Projeto de Lei de autoria do vereador e professor Mário Nadaf (PV) pretende estabelecer a obrigatoriedade da destinação adequada e implantação de logística reversa no município de Cuiabá. A proposta tem o objetivo de garantir melhorias à cidade ao responsabilizar fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes pelos ciclos de coleta, recebimento, reciclagem e destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos.


Leia também:
Thiago Silva diz que presidência do MDB em Cuiabá deve ser definida no próximo mês

A iniciativa foi uma das que esteve em pauta na Sessão Ordinária da Câmara Municipal da última quinta-feira (25). Na próxima fase procedimental, o projeto irá para sanção do Prefeito, e, caso ultrapassado o prazo para sua publicação, retornará à Câmara para promulgação da Lei pelo Presidente Juca do Guaraná (MDB). 

Segundo o projeto, o intuito é garantir melhorias à cidade, responsabilizando fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes pelo ciclo dos produtos, cuidando da coleta, recebimento, reciclagem e destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.

Dessa forma, o serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos ficaria isento dessa responsabilidade, medida que evitaria despesas excessivas ao erário e garantiria uma melhor qualidade de vida ao cidadão cuiabano.

A proposta ainda visa o cumprimento do instrumento da logística reversa, introduzido pela Lei n° 12.305/2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada pelo Decreto n° 7.404/2010, ou seja, garantindo a aplicação do que estabelece a Lei Federal. Em votação nominal, obteve 17 votos favoráveis ao parecer técnico da CCJ que se manifestou pela rejeição do veto, ou seja, favoráveis ao projeto, bem como dois contrários e cinco ausências.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet