Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

imunização

Governador visita fábrica da vacina russa e acena para a compra de 4 milhões de doses

Foto: Reprodução

Governador visita fábrica da vacina russa e acena para a compra de 4 milhões de doses
Em meio ao impasse sobre a possibilidade dos estados e municípios comprarem vacinas contra a Covid-19, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), visitou a fábrica da União Química, em Brasília, na manhã desta terça-feira (2). A empresa é a responsável pela produção no país da vacina russa, a Sputnik V. Em comunicado, o Governo do Estado afirmou que já possui recursos em caixa para adquirir 4 milhões de doses do imunizante. 


Leia mais:
MPF pede ação contra decreto do governador sobre toque de recolher

A expectativa é que o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, fique com as primeiras 10 milhões de doses da vacina produzidas nas fábricas de Brasília e São Paulo. Além de Mauro, outros 14 governadores participaram da visita e se reuniram com a diretoria da empresa. 

“Vieram 15 governadores hoje nesta reunião com a diretoria para nós podermos falar sobre a compra. Vamos continuar aqui tentando aumentar o número de vacinação o mais rápido possível”, disse o governador. 

A compra dos imunizantes deve ser feita por meio de um consórcio com outros estados que também pretendem adquirir as doses sem a interferência do Governo Federal, como é o caso de São Paulo, que deve adquirir aproximadamente 20 milhões de doses da vacina russa. 

Até o momento, nenhum estado brasileiro ainda conseguiu a compra direta, uma vez que as empresas têm negociado apenas com governos federais.

VETOS DO GOVERNO FEDERAL
 
Ainda nesta terça-feira (2) o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) vetou alguns artigos da Medida Provisória que permite que o Brasil integre o Acesso Global de Vacinas Covid-19 (Covax Facility). Dentro os vetos está a autorização a estados e municípios para adotarem medidas próprias para imunizar a população. 

Diante da medida, já existem articulações dentro do Congresso Nacional para a derrubada do veto. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve se reunir com governadores para tratar da crise na saúde e também sobre a compra de vacinas. 

Veja vídeo do governador na fábrica:



 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet