O deputado estadual Emanuel Pinheiro Neto (PTB) comemorou nesta sexta-feira (5)
o anúncio de expansão feito pela empresa Rumo Logística, responsável pela concessão da malha ferroviária em Mato Grosso e parte do território paulista. No plano da empresa, o trem que sai de Rondonópolis, indo até Lucas do Rio Verde, deve passar agora por Cuiabá. Com a decisão, o parlamentar afirmou que esta é a concretização de um sonho antigo, que começou com o ex-senador e ex-prefeito de Cuiabá, Francisco Vuolo.
Leia mais:
Prefeitura diz que Estado tomou decisão “unilateral e antidemocrática” e rebate propaganda
Desde 2019, Pinheiro Neto articula junto com a bancada mato-grossense formas para que o Governo Federal acelere as autorizações necessárias para a operação da ferrovia.
“É um ganho muito grande para o nosso estado. Com um terminal que passe em Cuiabá, vamos ver a movimentação da economia local, colocando a baixada cuiabana de vez no eixo do desenvolvimento de Mato Grosso”, disse.
Ao lado do parlamentar, Francisco Vuolo, que hoje atua como Secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, também esteve em Brasília para colaborar com as discussões junto ao Tribunal de Contas da União, órgão responsável por parte das autorizações necessárias.
Para a expansão da ferrovia o investimento pode chegar a R$ 7 bilhões, pagos pela iniciativa privada. Até o momento o trilho conta com aproximadamente 755 km, já com o projeto, a expectativa é que ele ganhe mais 200 km até chegar na capital.
Durante uma das sessões realizadas na Câmara dos Deputados, em novembro de 2019, o deputado reforçou a importância da ação para a região. “Essa obra vai trazer desenvolvimento, qualidade de vida e riqueza para a nossa região”, finalizou.
*Com informações da assessoria