Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política BR

ARMAZENAMENTO INADEQUADO

Ministério da Saúde investiga perda de 320 doses de vacina contra a Covid-19 em MT; SES admite

Foto: Christiano Antonucci / Secom MT

Ministério da Saúde investiga perda de 320 doses de vacina contra a Covid-19 em MT; SES admite
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), órgão ligado ao Ministério da Saúde, investiga a possível perda de 320 doses de vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), que seriam usadas na imunização de povos indígenas do Xingu. As denúncias dão conta de que as doses teriam sido perdidas por conta de armazenamento inadequado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) o Parecer Técnico emitido pela secretaria aponta a perda de doses e orienta o descarte dos imunobiológicos conforme normatização do Manual da Rede de Frio.


Leia também:
Presidente de comissão, Emanuelzinho defende que policiais tenham prioridade na vacinação
 
Segundo nota de esclarecimento do próprio Ministério, a apuração dos fatos é feita pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xingu. “Apurações iniciais indicam que pode ter havido variação na temperatura de conservação das doses, contrariando o previsto nas orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI)”, diz o documento.
 
As doses de vacina já foram enviadas para o PNI e passarão por avaliação para constatar se realmente houve perda. “Importante destacar ainda que o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 prevê uma reserva estratégica de 5% das doses. Por isso, caso o problema se confirme, não faltarão vacinas para cumprir a meta de vacinação da população indígena do DSEI XINGU. O fato também já foi comunicado ao Ministério Público e demais órgãos competentes para apuração de responsabilidade dos envolvidos no ocorrido”, completa a nota.
 
Outro lado
 
A SES se manifestou por meio de nota e informou que:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informa que foi notificada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xingu sobre a perda de 320 doses de vacinas CoronaVac e que realizou o protocolo para avaliação de imunobiológico sob suspeita. O Parecer Técnico emitido pela SES aponta a perda de doses e orienta o descarte dos imunobiológicos conforme normatização do Manual da Rede de Frio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet