Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Impressionante

Câmeras registram meteoro no céu de Cuiabá e outras cidades de Mato Grosso; veja vídeos

Foto: Reprodução

Câmeras registram meteoro no céu de Cuiabá e outras cidades de Mato Grosso; veja vídeos
Câmeras instaladas em pontos de Cuiabá e outras cidades de Mato Grosso flagraram o exato momento em que um meteoro cruzou o céu destes municípios mato-grossenses na noite da última terça-feira (16). O fênomeno, que é conhecido popularmente como uma 'estrela cadente', chamou bastante atenção.


Leia mais:
Chuva de meteoros mais intensa do ano pode ser vista a olho nu de Cuiabá nesta madrugada

Câmeras do Clima ao Vivo e do Brazilian Meteor Observatory (Bramon) registraram o meteoro na noite de terça-feira em Cuiabá, Alta Floresta, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos. 



Nas imagens é possível ver o clarão causado pelo meteoro, que desaparece rapidamente.

Confira abaixo a explicação da professora de matemática e física, Rosimar Gouveia, sobre o fenômeno:

Meteoros são corpos celestes que atingem a atmosfera terrestre. O atrito desses sólidos com os gases atmosféricos faz com que deixem um rastro luminoso, por isso, também são chamados de estrelas cadentes.

O rastro luminoso dos meteoros pode ser de curta ou longa duração e quando apresentam um brilho igual ou mais luminoso que os planetas mais brilhantes, são chamados de bólidos ou bolas de fogo.

Muitos desses meteoros, ao serem vaporizados pelo atrito atmosférico, se desintegram e são transformados em pó. Se o atrito com a atmosfera não for suficiente para desintegrar totalmente um meteoro, o material que atinge o solo, é denominado meteorito.

Os meteoritos são classificados em três tipos principais: sideritos (metálicos), siderólitos (mistos) e aerólitos (rochosos).

Os metálicos são constituídos principalmente por ferro e níquel. Os rochosos são formados basicamente de silicatos e os mistos são aqueles que possuem quantidades próximas de metais e silicatos.

Em determinadas épocas do ano ocorre um aumento na incidência dos meteoros que é chamado de chuva de meteoros. Quando um meteoro não está associado a nenhuma chuva é denominado esporádico.
Quando a Terra orbita por uma região com um grande número de gases e poeira oriunda da passagem de um cometa, aumenta a incidência desse tipo de fenômeno.

Durante uma chuva de meteoros temos a sensação que todos surgem de uma mesma região do céu. Essa região é chamada de radiante.

As chuvas de meteoro são denominadas de acordo com o nome da constelação da radiante. Algumas dessas chuvas são bastante conhecidas como Perseídas, que surge na direção da constelação de Perseus e Leônidas que irradiam da constelação de Leão.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!