Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

​CRISE DA COVID-19

Internações em policlínicas continuam suspensas, mas pessoas com sintomas leves estão sendo atendidas

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Internações em policlínicas continuam suspensas, mas pessoas com sintomas leves estão sendo atendidas
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ressalta que os atendimentos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) continuam disponíveis em livre demanda para atender às pessoas com sintomas leves de síndrome gripal. Porém, as internações nas Policlínicas dos bairros Verdão, Coxipó, Pedra 90 e no Planalto, bem como na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Pascoal Ramos seguem suspensas, por terem atingido a sua capacidade máxima de lotação.


Leia mais:
Quatro dos oito presos com Covid-19 que fugiram de cadeia são recapturados pela polícia

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que, ao perceber sintomas gripais, como tosse, espirro, coriza, febre, dor de cabeça e no corpo, entre outros, a pessoa deve procurar a unidade básica de saúde (UBS, USF ou centro de saúde) mais próxima de sua casa. Lá, ela será acolhida pela equipe de saúde, passará por triagem e consulta médica, sem agendamento prévio.

A exceção são as gestantes que fazem pré-natal, que continuam tendo um período exclusivo para elas e para que a unidade e os profissionais possam se preparar, inclusive com a desinfecção do local, por serem do grupo de risco.

Em 21 das UBs, inclusive, podem ser realizados os testes rápidos para Covid-19 (idealmente feito a partir de 10 dias do início dos sintomas). Em outras cinco, é feito o exame RT-PCR (realizado com maior eficácia entre o 3º e o 5º dia de início dos sintomas). 

Teste Rápido

No caso do teste rápido, aquele que detecta se o organismo já teve contato com o novo coronavírus (SARS-CoV-2), ele está disponível nas seguintes unidades: Centro de Referência Ana Poupina, USF Parque Ohara, USF Novo Terceiro, USF Despraiado I e II, centro de saúde Dom Aquino, centro de saúde Jardim Leblon, USF Pedregal I e II, USF Pedra 90 I e II, centro de saúde Parque Cuiabá, USF Santa Laura/Jardim Fortaleza, centro de saúde Tijucal, Clínica da Família do CPA 1, USF Três Barras, USF CPA 3, USF Nossa Senhora da Guia, USF Rio dos Peixes, USF Aguaçu e Projeto AMOR.

RT-PCR

No caso do exame RT-PCR, a coleta de material genético é feita em cinco unidades da atenção básica: Centro de Referência Ana Poupina, USF Bela Vista/Carumbé, UF Jardim Imperial, USF Parque Ohara e USF Ilza Picolli. A distribuição por regiões da cidade desse tipo de exame é feita por conta das características técnicas que exigem uma logística específica.

Policlínicas lotadas

- A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, na manhã desta terça-feira (23), as internações nas Policlínicas dos bairros Verdão, Coxipó, Pedra 90 e no Planalto, bem como na UPA(Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Pascoal Ramos seguem suspensas, por terem atingido a sua capacidade máxima de lotação.

- A UPA Norte, localizada no bairro Morada do Ouro, é a única que abriu vagas para internação, por ter conseguido transferir alguns pacientes para o antigo Pronto Socorro de Cuiabá e para o Hospital Metropolitano. No entanto, há possibilidade de nova lotação a qualquer momento.

- A SMS salienta que, em todas essas unidades, o atendimento está sendo priorizado para casos de urgência e emergência (classificados com as cores amarela e vermelha).

- Os testes rápidos e RT-PCR para a Covid-19, através de pedido médico, bem como os exames de raio-x, também mediante encaminhamento médico, continuam sendo realizados nestas unidades.

- A Prefeitura de Cuiabá trabalha para remanejar os pacientes que necessitarem de leitos de UTI e enfermaria para os hospitais referências à Covid-19 (antigo Pronto-Socorro e São Benedito) e ressalta que não tem medido esforços em prol de proteger e salvar vidas.

- Reforça o esforço da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, que no prazo de dez dias,  aumentou o número de leitos para vítimas da Covid-19 em Cuiabá. O Hospital Municipal São Benedito foi  transformado em unidade de referência no atendimento ao vírus. A unidade de saúde, já disponibilizava para a população 40 leitos de UTI Covid. Com a mudança, o Hospital passou  a contar com 60 leitos de UTI e outros 40 leitos de enfermaria, tornando assim, a segunda unidade de saúde referência no atendimento para pacientes com a covid na Capital.

- Com a instalação dos novos leitos, a capital passou a ter 155 leitos exclusivos de UTI Covid, distribuídos entre Hospital Referência (95 vagas – sendo 80 para adultos e 15 pediátricas) e outras 60 no São Benedito.  Além do reforço na terapia intensiva, Cuiabá passou a contar também com mais 109 leitos de enfermaria exclusivas para pacientes com covid-19, sendo 18 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, 25 leitos na Policlínica do Verdão, 26 na UPA Sul, que fica no bairro Pascoal Ramos. O Hospital Municipal São Benedito, passa a contar também com 40 leitos de enfermaria para casos de covid-19, assim como o antigo Pronto Socorro, que possui mais 96 leitos de enfermaria.

- O Prefeito Emanuel Pinheiro irá realizar um pronunciamento na terça-feira (23)  para anunciar novas medidas de combate à Covid-19. Mais informações serão repassadas à imprensa no decorrer do dia.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet