Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Descentralização

Secretário defende vacinação em drive-thru em Cuiabá e diz que “descanso” pode ser feito no estacionamento

27 Mar 2021 - 10:30

Da Redação - Isabela Mercuri / Da reportagem local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Secretário defende vacinação em drive-thru em Cuiabá e diz que “descanso” pode ser feito no estacionamento
O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo defendeu que Cuiabá descentralize os pontos de vacinação contra a Covid-19 e implante drive-thru para impedir aglomerações no Centro de Eventos do Pantanal. Segundo ele, o problema do tempo de ‘pós-vacina’ pode ser resolvido com os pacientes aguardando no estacionamento do local de imunização.


Leia também:
Vacinômetro: veja como avança a imunização na sua cidade com mapa interativo do Olhar Direto
 
“Um dos princípios, uma das orientações deste momento é distanciamento, não fazer aglomeração. Se você monta uma estratégia onde isso acontece, ou seja, você aglomera as pessoas num ambiente só, você aumenta o risco de contaminação. Mato Grosso tem mais de 800 salas de vacina. A metodologia que existe hoje permite você capilarizar melhor as iniciativas através de drive-thru, você pode selecionar melhor por ordem alfabética, pela faixa etária, colocar em cada unidade. Já que é feito um cadastramento prévio, o município já conhece onde está o paciente que vai ser vacinado”, afirmou o secretário nesta sexta-feira (26).
 
Gilberto afirmou que a responsabilidade na imunização é da Prefeitura, e que a secretária municipal de saúde, Ozenira Félix, deve realizar a descentralização assim que mais doses de vacina começarem a chegar.
 
“Nesse momento tem muito ambiente disponível para você colocar como ponto de vacinação. Você tem as escolas que estão fechadas, pode redistribuir, você tem as salas de vacina que estão nas unidades de saúde, você tem a opção de dar mais conforto do idoso de fazer o drive-thru, não precisa nem descer do carro. Aquela questão do tempo que ele precisa aguardar para ir para casa pra ver se tem reação ou não, você faz no estacionamento”, defendeu o secretário.
 
Segundo Gilberto, as estratégias de vacinação em Mato Grosso têm funcionado bem, com problemas pontuais como o desta semana em Cuiabá e um recente em Rondonópolis, mas a maioria está ‘fluindo’. Mato Groso já recebeu  447.960 doses de vacinas contra a Covid-19 do Ministério da Saúde. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet