Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

caos da pandemia

Empresa prevê falta de oxigênio em MT e deputado pede ‘socorro’ a Ministério da Saúde

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Empresa prevê falta de oxigênio em MT e deputado pede ‘socorro’ a Ministério da Saúde
Uma das principais fornecedoras de cilindros de oxigênio para os hospitais de Mato Groso, a White Martins, afirmou que caso não haja auxílio do Governo Federal, pode faltar oxigênio em Mato Grosso nas próximas semanas. Diante deste alerta, o deputado Dr. Leonardo (Solidariedade), acionou novamente o Ministério da Saúde em busca de uma solução permanente para o problema, na noite de segunda-feira (29), como apoio logístico da Força Aérea Brasileira (FAB).


Leia também:
TCE firma termo de compromisso com Estado, VG e AMM para centralizar leitos; Cuiabá diz que assinará hoje

“Primeiro, agradeço em nome de todos os parlamentares da bancada federal de Mato Grosso, que o ministro Marcelo Queiroga tenha atendido emergencialmente o nosso pedido de cilindros de oxigênio. Não fosse por isso, pessoas estariam morrendo. Contudo, precisamos de  apoio logístico aéreo com os aviões da Força Aérea Brasileira. Sem essa ajuda, mais vidas serão perdidas”, afirmou o deputado federal Dr. Leonardo.

De acordo com a assessoria de imprensa do deputado, a solicitação do apoio da FAB veio da própria White Martins. Em carta da empresa, enviada ao Governo do Estado, ela solicita notificação com urgência do Ministério da Saúde em busca do apoio da Força Aérea para apoio logístico e ainda cobra uma atuação das autoridades em relação às fornecedoras multinacionais e ressalta o risco da falta de oxigênio. A própria fornecedora afirma ter aumentado em 30% a frota e outras medidas para tentar amenizar o problema de distribuição.

“Tememos que a falta de apoio aéreo na maior brevidade possível comprometa o fornecimento contínuo e ininterrupto de oxigênio às unidades de saúde atendidas pela White Martins no estado de Mato Grosso, colocando em risco a vida de pacientes”, consta de trecho do documento da White Martins.

Dr. Leonardo anexou a carta da White Martins ao ofício enviado ao Ministério da Saúde, e chamou atenção para o alto índice de casos graves da COVID-19 em Mato Grosso e a possibilidade do desabastecimento de oxigênio nas unidades de saúde devido ao aumento de 250% do uso normal do insumo, e com previsão de incremento ainda maior nos próximos dias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet