Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Sputnik V

Carvalho rebate questionamento sobre vacina russa e cita uso em mais de 50 países

09 Abr 2021 - 16:00

Da Redação - Isabela Mercuri / Da reportagem local - Airton Marques

Foto: Olhar Direto

Carvalho rebate questionamento sobre vacina russa e cita uso em mais de 50 países
Depois de o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmar que o povo cuiabano não será “cobaia” e só tomará a Sputnik V se for aprovada pela Anvisa, o secretário chefe da Casa Civil do Estado de Mato Grosso, Mauro Carvalho, citou o uso do imunizante em mais de cinquenta países e ironizou o “respaldo científico” do prefeito. Carvalho afirmou que as discussões acerca do uso da Sputnik devem ter respostas na próxima semana.


Leia também:
“O povo cuiabano não é cobaia”, diz Emanuel sobre vacinação com Sputnik V

Emanuel afirmou em entrevista à Rádio CBN que, caso seja aprovado o uso da Sputnik apenas com aprovação de órgãos internacionais, o imunizante não “entrará” na capital. “

“Eu não sabia que a prefeitura de Cuiabá tinha essa base científica para dizer o que é cobaia, o que não é cobaia. Acho que cabe à Anvisa dar esse aval com relação à Sputnik. Será que temos mais de 50 países no mundo sendo cobaias? Essa acusação do prefeito Emanuel em Cuiabá ele está acusando 50 países do mundo? Acho que cabe aos órgãos internacionais indagar o prefeito Emanuel Pinheiro sobre essa fala irresponsável”, rebateu Mauro Carvalho na manhã de quinta-feira (8).
 
O Estado anunciou, no final de março, a compra de 1 milhão e 200 mil doses (A e B) da Sputnik V. Depois disso, o governador Mauro Mendes (DEM) já se reuniu com os diretores da Anvisa para pedir celeridade na aprovação do uso do imunizante no Brasil. “Não é o prefeito de Cuiabá que tem autonomia para definir com relação a isso se pode ou não pode, quem define isso é a Anvisa, e a Anvisa está envolvida com boa vontade para realmente resolver essa questão da autorização para que sejam trazidos”, afirmou.
 
“Acho que a grandeza do projeto, é 37 milhões de vacinas. Não é o prefeito autorizar ou não autorizar. Isso é um pensamento pequeno. A grandeza é dos governadores comprarem e disponibilizar recursos para 37 milhões de vacinas. Para vocês terem uma ideia, em Mato Grosso, se der tudo certo, se a Anvisa liberar, Mato Grosso vai receber 1 milhão e 200 mil doses. Serão 1 milhão e 200 mil pessoas vacinadas, porque quando eu falo doses, são duas doses, são no total 2 milhões e 400 mil doses. Praticamente, com as doses que estamos recebendo do governo federal, teremos uma avanço enorme no Brasil”, completou Carvalho.
 
O secretário frisou que ainda faltam alguns passos para que a vacine chegue à população. Além da aprovação da Anvisa, seja com estudos ou com aprovação a partir de órgãos internacionais, também é necessário saber se o Governo Federal irá ou não financiar as doses. Se ele financiar, as vacinas irão para o Plano Nacional de Imunização. Se não, ficarão em Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet