Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Vacina contra a Covid-19

Lúdio aponta que 110 mil doses podem estar ‘paradas’; Estado responsabiliza municípios

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Lúdio aponta que 110 mil doses podem estar ‘paradas’; Estado responsabiliza municípios
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apontou, em novo estudo, que 110.493 doses de vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) que já chegaram a Mato Grosso podem não ter sido aplicadas ainda. Os dados levam em conta as remessas até março, e a fonte são as resoluções da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) comparadas com o painel de vacinação do Ministério da Saúde.


Leia também:
Carvalho rebate questionamento sobre vacina russa e cita uso em mais de 50 países
 
Até março, o estado havia recebido 413.846 doses de vacina contra a covid-19. Segundo a assessoria de imprensa, o estudo de Lúdio apontou que das 297.738 doses destinadas à 1ª doses recebidas até 26 de março, 68.588 podem não ter sido aplicadas ainda. Já das 116.108 doses destinadas à aplicação da 2ª dose recebidas até 10 de março, 41.905 podem não ter sido aplicadas ainda.
 
“Há um problema sério no andamento da vacinação em Mato Grosso. As vacinas são escassas, pois o governo federal adquiriu e enviou uma quantidade muito pequena de vacinas, e o pouco que chega está demorando para ser aplicado. A situação se mostra mais grave se observamos que quase 42 mil pessoas poderiam estar com a imunização completa, mas ainda não estão porque não receberam a 2ª dose, que está disponível há quase um mês, desde o dia 10 de março”, disse Lúdio.
 
O parlamentar recomendou que o Estado elabore as resoluções com mais rapidez e agilize a distribuição aos municípios e que as prefeituras utilizem a rede de salas de vacinas e a experiência acumulada pelos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), que é referência mundial na imunização de populações.
 
“Com a escassez de vacina, a logística tem que ter sintonia fina para aumentar a eficiência da vacinação. E não adianta alguns municípios inventarem a roda e concentrarem a vacinação num único local. Precisamos descentralizar a vacinação, utilizar as unidades básicas de saúde, as salas de vacina que o SUS já tem. Quanto mais descentralizar, melhor. Até porque o público-alvo vai aumentar nas próximas fases”, afirmou.
 
Outro lado
 
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) se manifestou por meio de nota:
 
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que Mato Grosso recebeu, até o momento, 618.760 doses de vacinas contra a Covid-19 e já disponibilizou às regiões 617.084 doses - o que equivale a 99,7% dos imunizantes recebidos. Cabe às gestões municipais a retirada das vacinas nos escritórios regionais, a aplicação das doses e a alimentação das informações junto ao sistema oficial do Ministério da Saúde. 
 
Já foi identificado que existe um descompasso entre a realidade da aplicação da vacina e a alimentação do sistema de vacinação com os registros oficiais. Os municípios irão intensificar o trabalho para inserir os dados no sistema do Ministério da Saúde.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet