Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

racismo e xenofobia

Homem ataca haitianos em ofensas racistas em ônibus de Cuiabá

Foto: Reprodução

Homem ataca haitianos em ofensas racistas em ônibus de Cuiabá
Um homem foi filmado fazendo xingamentos racistas e xenófobos a haitianos dentro de um ônibus em Cuiabá. As imagens, gravadas por outro passageiro, foram compartilhadas pelo Instagram “Perrengue Mato Grosso”.


Leia também:
Cliente denuncia racismo na Riachuelo: ‘não vou deixar passar porque não quero que aconteça com meus netos’

No vídeo, o homem chama os haitianos que estão sentados ao lado dele no ônibus de “desgraçados” e outros xingamentos. Em seguida outro homem negro entra no coletivo, e o homem pergunta: “Haitiano, irmão?”. Diante da resposta positiva, ele emenda: “desgraçado”.

Por fim, o homem ainda diz: “Por isso que o Hitler estava certo, tem que matar todos esses pretos”. Nas imagens, não é possível ver se algum passageiro interferiu diante das injúrias raciais e xenófobas.

A Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso (ADHIMI-MT) comentou na publicação em busca de informações e para saber se as vítimas já tomaram as medidas cabíveis para que o homem seja responsabilizado pelo crime que cometeu. A publicação no Instagram teve mais de 4200 curtidas e cerca de 500 comentários.

A Associação também se manifestou por meio de nota: 

Nota de repúdio:

A Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso (ADHIMI-MT), manifesta repúdio e indignação diante do fato explícito de racismo e xenofobia ocorridos contra 2 cidadãos haitianos em Cuiabá nesta última segunda (12), dentro de um transporte coletivo. Ainda não identificamos o agressor, e nos colocamos à disposição das vítimas para dar-lhes todo o suporte jurídico necessário para que façam os devidos encaminhamentos legais diante dos crimes praticados. Não vamos nos calar, solicitaremos à empresa uma manifestação a respeito do ato. Vidas negras e migrantes importam!

Atenciosamente,
ADHIMI-MT​

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet