Olhar Direto

Segunda-feira, 10 de maio de 2021

Notícias | Política MT

Aprovado

Assembleia torna facultativos feriados estaduais e municipais de 2021 e 2022

Foto: Reprodução

Assembleia torna facultativos feriados estaduais e municipais de 2021 e 2022
Os deputados estaduais aprovaram, nesta quarta-feira (14), o Projeto de Lei nº 189/2021, de autoria do deputado Ulysses Moraes (PSL), que torna facultativos todos os feriados estaduais e municipais de 2021 e 2022. O objetivo, segundo o autor, é possibilitar que o comércio e o setor de serviços trabalhem nestes dias e, assim, possam recuperar parte do que perderam durante o fechamento na pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No caso dos feriados municipais, segundo o projeto, a decisão fica “a cargo dos respectivos Chefes do Poder Executivo Municipal”.

Leia também:
Senado aprova texto de Fávaro que inclui gestantes, motoristas, coveiros e mais como prioridades para vacina 

O deputado Lúdio Cabral (PT) foi o único que se posicionou contra o projeto de lei. Ele afirmou que o PL era inconstitucional porque os feriados municipais são determinados pelo legislativo municipal. No projeto de Ulysses, ele coloca a decisão “a cargo dos respectivos Chefes do Poder Executivo Municipal”.
 
O deputado Xuxu Dal Molin (PSC) se disse favorável ao projeto, afirmando que ele “Nada mais do que dá autonomia para os municípios discutirem os feriados municipais eles já tem autonomia, não tem nada de inconstitucional, vai favorecer a retomada econômica, as pessoas que querem trabalhar nós não podemos impedir”, afirmou.
 
O projeto já foi aprovado em segunda votação, e agora depende somente de sanção do governador Mauro Mendes (DEM). Veja quais são os feriados estaduais e municipais em Cuiabá:
 
08 de abril (quinta-feira), Fundação da Cidade de Cuiabá – Feriado Municipal em Cuiabá

20 de novembro (sábado) Consciência Negra - feriado estadual;

03 de junho (quinta-feira), Corpus Christi – Feriado Municipal em Cuiabá (ponto facultativo no Estado)
 
08 de dezembro (quarta-feira), Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Feriado Municipal em Cuiabá (religioso);

Comentários no Facebook

Sitevip Internet