Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

COBRANÇA DO PAIAGUÁS

AMM refuta lentidão de municípios na aplicação de vacina: “prefeitos estão muito bem acordados”

16 Abr 2021 - 14:05

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

AMM refuta lentidão de municípios na aplicação de vacina: “prefeitos estão muito bem acordados”
Presidente da AMM, Neurilan Fraga (PL) saiu em defesa dos prefeitos que estão sendo cobrados pelo governador Mauro Mendes (DEM) por conta da lentidão da vacinação contra a Covid-19. Ela garante que na maioria dos municípios as doses são aplicadas assim que chegam. Explica que muitos gestores enfrentam dificuldades para manter a atualização do avanço da vacinação no sistema do Ministério da Saúde.


Leia também:
Mauro garante que Estado entrega vacina em até 48h e cobra celeridade de prefeitos

“Os prefeitos estão muito bem acordados. O que existe são alguns desencontros. Questiono os prefeitos todos os dias sobre como está a vacinação. O que acontece é que muitas vezes ou quase sempre o sistema do Ministério da Saúde está fora do ar. Temos vários municípios de Mato Grosso com dificuldades de internet”, disse nesta sexta-feira (16).

Pela imprensa, Mauro tem cobrado os prefeitos dos 141 municípios. Afirma que as vacinas são disponibilizadas aos prefeitos em até 48 horas após recebê-las do Ministério da Saúde e que além de aplicar é necessário que os gestores informem a vacinação no sistema. De acordo com a assessoria de imprensa, até o momento Mato Grosso recebeu 618.760 doses de imunizantes do Ministério da Saúde.

Neurilan explica que além da questão da internet e sistema fora do ar, até 26 de março havia a orientação de que os municípios deveriam reservar doses previstas para a aplicação da segunda dose. O entendimento foi mudado e o Ministério da Saúde autorizou que os prefeitos vacinem a população com todas os imunizantes disponibilizados.

O dirigente ainda reclama de um problema ocorrido na Semana Santa, quando os municípios ficaram muitos dias aguardando a liberação para retirar novas doses. Quando o ministério destina as vacinas para Mato Grosso, imediatamente registra quantas doses foram enviadas, mas na Semana Santa as doses chegaram na quinta, véspera do feriado, e só chegou aos municípios na terça. Então, nesse período constava que Mato Grosso havia recebido a quantidade de doses, mas não estava no município para serem aplicadas. Há alguns ajustes a serem feitos”.

Levantamento divulgado pelo Governo do Estado, com base em dados oficiais do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde (SES), aponta que até terça (13), das 618.760 doses disponibilizadas aos municípios, as prefeituras aplicaram 355.323 (57%), sendo 268.218 como primeira dose e 87.105 como segunda dose.

Os 10 municípios que mais aplicaram vacinas, considerando o percentual de doses aplicadas em relação às doses recebidas, foram: Aripuanã (93%), General Carneiro (86%), Jaciara (86%), Rondolândia (81%), Planalto da Serra (81%), Juína (79%), Conquista D’Oeste (78%), Sorriso (78%), Alto Boa Vista (77%) e Nortelândia (76%).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet