Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

para 2023

Além de mercado, projeto prevê revitalização de praças e diversos estacionamentos no centro

Foto: Reprodução / Prefeitura de Cuiabá

Projeto do estacionamento dentro do Mercado Municipal

Projeto do estacionamento dentro do Mercado Municipal

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) divulgou, nesta sexta-feira (16), o projeto de revitalização do Mercado Miguel Sutil, mais conhecido como Mercado Municipal, com três pavimentos. Além disso, o prefeito também apresentou a requalificação urbana nas regiões das praças Alencastro e Ipiranga e a criação de estacionamentos rotativos com cerca de 3 mil vagas para toda região. O projeto será realizado via parceria público-privada (PPP). A previsão é de que até o fim de setembro as obras sejam iniciadas e a entrega seja realizada no segundo semestre de  2023.


Leia também:
Prefeito promete entregar ‘novo centro histórico’ com mercado municipal revitalizado em 2023

“Eu tenho que projetar Cuiabá para o futuro, fomentando o setor produtivo da nossa cidade e eu quero o apoio do setor, quero o setor opinando, discutindo, dando ideias para o futuro que sonhamos juntos, o futuro de daqui a pouco. A pandemia atrasou em oito meses, mas estamos entregando esse projeto hoje e vamos cumprir rigorosamente as datas. Dando tudo certo, no segundo semestre de 2023, nós vamos entregar outro Centro Histórico. Cuiabá será uma cidade inteligente, cada vez mais moderna, visionária. Se não sonhar e botar força e energia para concretizar, eles não se tornam realidade. E aqui quero destacar o trabalho do IPDU, porque tudo isso aqui estava desenhado lá, a nossa grande usina de ideias de planejamento urbano”, ressaltou o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro.

A apresentação aconteceu na sede da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM). O estudo técnico, jurídico, econômico e financeiro que apresenta a possibilidade da criação de uma parceria público-privada (PPP) para realização das obras, foi elaborado pela Promulti Engenharia, Infraestrutura e Meio Ambiente, habilitada em Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) aberto pela Prefeitura de Cuiabá em dezembro de 2019.

“Primeiro é uma alegria muito grande participar desse projeto em Cuiabá. Fizemos uma série de entrevistas para entender melhor o centro da cidade, com o apoio da CDL, dos técnicos da prefeitura para entregar esse projeto hoje. Quando fizemos perguntas diretas, todo mundo teve um sentimento sobre esse lugar. Então o que a gente está apresentando hoje é um projeto para dar segurança, inovação tecnológica, com ações concretas de mobilidade, assegurando aos usuários o conforto de estar no centro e ter onde parar o carro", disse o responsável pelo projeto, representante da empresa Promulti, Arthur Oliveira.

De acordo com o estudo, o centro de Cuiabá possui 3 mil vagas de estacionamento em potencial para serem exploradas pela concessionária responsável pela construção e manutenção do Mercado Municipal. “A ideia é que você tenha receita para pagar a construção do mercado. A PPP pressupõe obra mais serviços. Não adianta fazer a obra e não manter, tem que ter a manutenção contínua. O concessionário futuro será responsável por isso. E para que ela faça tudo isso ele precisa de algumas receitas”, explicou o responsável pelo projeto, Arthur Oliveira.

De acordo com a assessoria de imprensa, o estudo será submetido a avaliação do Comitê Gestor do Programa PPP/Cuiabá, presidido pelo prefeito Emanuel Pinheiro e formado por profissionais das secretarias de Gestão e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, além da Procuradoria Geral do Município (PGM).

Estacionamento automatizado
 
O Mercado Municipal revitalizado deve ter um estacionamento automatizado valet no quarto pavimento. Com 586 vagas para carros e 20 para motos, o estacionamento contará com sensores para identificação do status da vaga e o pagamento poderá ser feito via software ou parquímetro, com fiscalização dos serviços através de OCR.
 
"Modernizar os estacionamentos resulta em inúmeros benefícios, como a melhora do fluxo de veículos, satisfação dos clientes e vantagens financeiras a médio e longo prazo. Temos que elaborar um projeto bem mais moderno e preparando a Capital para o futuro. O investimento em novas tecnologias agilizará todos os processos operacionais, desde a chegada do usuário ao local até sua saída. Isso evita filas, seja em pagamentos, validações de tickets, dentre outros", declarou o prefeito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet