Olhar Direto

Sábado, 24 de julho de 2021

Notícias | Cidades

IMUNIZAÇÃO AVANÇA

Cuiabá recebe 17 mil doses da nova remessa de vacina contra a Covid-19; confira seu município

Foto: Michel Alvim

Mato Grosso já recebeu 703.810 doses de imunizantes contra a Covid-19

Mato Grosso já recebeu 703.810 doses de imunizantes contra a Covid-19

A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou, nesta sexta-feira (16), resolução que estabelece a distribuição, o armazenamento e a aplicação das 85.050 doses de vacina contra a Covid-19 recebidas pelo Estado de Mato Grosso. Com a nova remessa, Cuiabá deve receber 17.670 doses e Várzea Grande 6.350. A logística de distribuição entre os municípios deve ser iniciada ainda neste sábado (17).  

Leia também:
Cuiabá suspende agendamento de vacinação até estado liberar novas doses

A Resolução n° 27 determina que as unidades desta nova remessa, sendo 33.800 doses da CoronaVac e 51.250 doses da AstraZeneca, sejam utilizadas como primeira e segunda doses de trabalhadores da Saúde e idosos entre 65 e 69 anos. O quantitativo ainda deve ser utilizado para a aplicação da primeira dose em profissionais das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento e idosos entre 60 e 64 anos. 

De acordo com a CIB-MT, os municípios deverão acompanhar os imunizados com a primeira dose para que esses possam receber prioritariamente a segunda dose dentro do período estipulado. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias; já o prazo da aplicação da segunda dose da AstraZeneca é de até 84 dias.

Outra definição da resolução é a pactuação de 30 doses da vacina da AstraZeneca e 40 doses da CoronaVac, que ficarão armazenadas na Central da Rede de Frio, como estoque estratégico para a reposição de eventuais perdas técnicas. 

Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.

Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.

O detalhamento das vacinas por público-alvo e a quantidade de doses que cada município vai receber pode ser acessado no documento em anexo (CLIQUE AQUI).

Números da vacinação

Até às 15h desta sexta-feira (16), Mato Grosso vacinou 303.084 pessoas com a 1ª dose de um dos imunizantes contra o novo coronavírus que foram distribuídos ao estado. Desse número, 102.615 receberam a 2ª dose, o que corresponde a 33,85 % dos que tomaram a 1ª dose. Ao todo, foram 405.699 doses administradas no estado, o que corresponde a 65,56% do total recebido do Ministério da Saúde, 618.760.

Entre as vacinas que estão em uso, estão a CoronaVac e a de Oxford/AstraZeneca, ambas administradas em duas doses. Os dados são do portal do Ministério da Saúde, Localiza Sus, que compila os dados das secretarias estaduais de saúde enviados à Rede Nacional de Saúde (RNDS).

Em relação ao número de habitantes, a cobertura dos vacinados com a 1ª dose no estado representa 8,59% da população mato-grossense. Quanto aos vacinados com as duas doses, o valor ainda está estacionado em 2,91%.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet