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Sexta-feira, 19 de abril de 2024

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RESULTADO POSITIVO

Águas Cuiabá aponta redução de 6% em índice de perda de água tratada

Foto: Reprodução

Águas Cuiabá aponta redução de 6% em índice de perda de água tratada
A concessionária Águas Cuiabá apresentou os resultados do trabalho que vem realizando para diminuir a perda de água tratada. De acordo com o contrato fixado entre a empresa e a Prefeitura da capital, até abril a concessionária deveria apresentar até 64% de perda, mas o índice alcançado é de 57,81%, sendo 6,19% abaixo do máximo estabelecido. A meta da empresa é reduzir ainda mais o índice de perda, passando para menos de 38%, considerada a média nacional. 


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Após implantar o Programa de Combate a Perdas, a concessionária constatou a necessidade de substituição de 3,7 mil metros de tubulações antigas, 100% delas localizadas na região central. 

De acordo com o coordenador de distribuição, Heron Lima, o trabalho de reparação das estruturas antigas é essencial para evitar que o índice alcance números ainda mais altos. "Estruturas desgastadas pelo tempo costumam apresentar quebras com frequência, gerando vazamentos, que são classificados como 'perdas reais' de água tratada", disse. 

Além de instalar novas redes, a concessionária também reduziu para oito horas o tempo médio de reparo de vazamentos. Outra importante medida operacional foi a implantação de 36 Distritos de Medição e Controle nos sistemas de abastecimento Lipa e Sul.

Com essas novas metodologias implantadas, a empresa vai fazer o monitoramento de microrregiões de abastecimento, sendo aparelhados para transmitir ao Centro de Controle Operacional (CCO) informações precisas sobre o volume e a pressão da água que está sendo transportada.

Combate à fraude

O combate ao crime de furto de água tratada tem avançado após uma parceria entre concessionária e forças de Segurança Pública. De 2017 até agora, as ações conjuntas de "caça-gatos" já finalizaram 17.656 ligações clandestinas, contribuindo com a diminuição das chamadas "perdas aparentes". 

Este tipo de crime também também é apontado pela concessionária como um elemento que dificulta a diminuição do índice de perda. Durante todo o período de fiscalização, o furto de água gerou a abertura de Boletins de Ocorrência junto à Polícia Judiciária Civil.

A concessionária, que faz parte do Grupo Iguá, assumiu os serviços de saneamento básico da capital mato-grossense no primeiro semestre de 2017. Com um contrato firmado com a Prefeitura de Cuiabá, a empresa deve seguir prestando serviços de saneamento pelos próximos 27 anos. 
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