Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

em Cuiabá

Vacinação na AL começa na sexta-feira; veja próximos grupos a serem imunizados

22 Abr 2021 - 16:57

Da Redação - Isabela Mercuri / Da reportagem local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Vacinação na AL começa na sexta-feira; veja próximos grupos a serem imunizados
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que o novo ponto de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) na Assembleia Legislativa será inaugurado já nesta sexta-feira (23). A inauguração está prevista para as 14h30. O espaço foi oferecido pelos próprios deputados estaduais, e contará com trabalho dos servidores da AL. Após os idosos, Cuiabá deve iniciar a imunização dos grupos em vulnerabilidade social e das pessoas com comorbidades.


Leia também:
Emanuel comemora vinda de doses da Pfizer e anuncia vacinação de garis e carroceiros
 
Segundo o prefeito, quando o município pediu reconsideração à Justiça sobre a decisão que obrigou a Prefeitura a abrir mais pontos de vacinação, o motivo era de que estes novos locais já estavam planejados. “Já ficou claro que além do Centro de Eventos do Pantanal estamos funcionando no Sesi Papa, na UFMT, no Balneário Dr Meirelles, na região Sul no Osmar Cabral-Del Rey, e já vamos abrir amanhã na Assembleia Legislativa e também já estava no planejamento mais um ponto no Coxipó, na Avenida Fernando Corrêa, deve ser o Sest-Senat, e outro aqui no Senai também mais uma parceria com a Fiemt”, explicou o prefeito.
 
Emanuel garantiu que, em Cuiabá, a segunda dose de cada pessoa que tomar a vacina está garantida. “A segunda dose aqui em Cuiabá não será usada jamais como primeira dose em outras pessoas para aumentar o número de vacinados, em hipótese alguma. A segunda dose pertence a quem tomou a primeira dose. A prefeitura vai guardá-la e quando chegar o dia, o 27o dia da Coronavac, por exemplo, você pode ter certeza que a sua segunda dose vai estar lá”, garantiu.
 
Até agora, de acordo com Pinheiro, Cuiabá já usou 81% das doses recebidas. “Somos uma das capitais de maior sucesso da primeira dose e de maior responsabilidade por guardar a segunda dose. Não é estocar não. É guardar, porque ela não me pertence, ela pertence a quem tomou a primeira dose”.
 
Próximos grupos
 
Cuiabá iniciou nesta quinta-feira (22) a vacinação dos idosos de 60 a 64 anos, terminando, assim, a imunização do grupo prioritário dos idosos. Além disso, já começou a imunização dos pacientes renais, que fazem hemodiálise, por exemplo.
 
Agora, o prefeito já anunciou que irá iniciar a vacinação de grupos em vulnerabilidade social e também de outras comorbidades. “Estamos só esperando fechar  a relação dos varredores de rua e catadores de recicláveis, aí vamos lançar a vacinação pela primeira-dama, a vacinação daqueles em situação de vulnerabilidade social. Vai ter uma unidade móvel para moradores de rua. (...) garis deve ser na própria empresa, catadores de recicláveis está sendo avaliado. Quero lançar já na próxima semana. O Emanuelzinho trouxe a situação dos motoristas de transporte coletivo, que é uma realidade, eles procurara o Emanuelzinho, estavam querendo paralisar e queriam ser ouvidos”, defendeu o prefeito.
 
“As comorbidades já avançamos na renal, nefrologia, tratamento de insuficiência renal nas quatro clínicas que tem em Cuiabá, são 850 pessoas que já são vacinadas. Aqueles que estão em tratamento de Câncer também já começou, se não começou, já vai começar. Aí virão outras comorbidades. Agora neste primeiro momento estamos focados naqueles que fazem hemodiálise, que são 850, e queremos começar logo aqueles que fazem tratamento de quimioterapia. São o nosso foco para priorizar neste momento”, finalizou Emanuel.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet