Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

InCluiabá

Prefeitura de Cuiabá lança programa de inclusão contratando minorias para trabalhar em secretarias

22 Abr 2021 - 17:55

Da Redação - Isabela Mercuri / Da reportagem local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Prefeitura de Cuiabá lança programa de inclusão contratando minorias para trabalhar em secretarias
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e a primeira-dama Márcia Pinheiro lançaram, na tarde desta quinta-feira (22), o programa ‘InCluiabá’, um projeto de inclusão para contratar pessoas de minorias para a própria Prefeitura. Inicialmente cerca de 20 pessoas serão contratadas, mas a intenção é que este número cresça e se estenda para outros poderes e também para a iniciativa privada.


Leia também:
Emanuel comemora vinda de doses da Pfizer e anuncia vacinação de garis e carroceiros
 
“Graças ao amor a essas pessoas, ao amor do Emanuel, à gestão humanizada que a gente sempre veio da Prefeitura esse intuito de incluir a todos que estão a nosso lado. Essa que é a importância desse projeto, tão importante para essas pessoas que estavam excluídas e hoje estão incluídas junto ao poder público”, afirmou a primeira-dama Márcia Pinheiro durante o lançamento.
 
Segundo ela, além das vagas também será oferecida capacitação e qualificação, por meio do Qualifica Cuiabá. “Vão ter cursos direcionados para que eles possam ter essa inclusão no poder público e no poder privado também. Aqui é o início desse grande programa. Daremos continuidade. Tudo que pudermos fazer, contratar, levar para o mercado privado, esse é o objetivo. A gente quer incluir essas pessoas”, completou.
 
Para o prefeito Emanuel, o objetivo é construir uma Cuiabá mais inclusiva. “Na prática são prestadores de serviço que já prestam serviço para a Prefeitura, que através dessa iniciativa da primeira-dama qualificou de 15 a 20 pessoas representantes das minorias, como negras, vítimas de violência contra a mulher, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência física, síndrome de down, autistas, imigrantes, todos eles que hoje enfrentam preconceitos e dificuldades de serem absorvidos no mercado de trabalho e que tem famílias, que tem uma vida, são filhos de Deus e são iguais, todos serão beneficiários do InCluiabá e a partir daí planta-se uma semente para que cada um faça sua parte”, argumentou.  
 
“É um primeiro passo, de 15 a 20 trabalhadores. Será estendido para as outras secretarias, pedi ao vereador Juca que leve para a Câmara Municipal de Cuiabá, e vamos pedir também para a sociedade que leve para as suas empresas, que todos que movimentam nossa pujante capital sejam também mais inclusivos”, finalizou o prefeito.
 
O lançamento aconteceu no Palácio Alencastro nesta quinta-feira (22), e contou ainda com a presença do vice-prefeito José Roberto Stopa (PV), o presidente da Câmara de Vereadores Juca do Guaraná Filho (MDB), representantes das minorias, dentre outros.

O projeto Incluiabá - Inclusão, respeito e oportunidade para todos é uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Cuiabá tem por objetivo oportunizar o acesso de grupos minoritários ao mercado de trabalho.

Nessa primeira fase, foram contratadas dezesseis pessoas pertencentes a grupos sociais que, de alguma maneira, são excluídas por questões relativas à classe social, gênero, origem étnica ou algum tipo de deficiência. Foram priorizados indígenas, cadeirantes, transexuais, negros, dentre outros.

As contratações continuam para além da lotação dessas pessoas na estrutura do Gabinete do Prefeito e nas Secretarias localizadas no Palácio Alencastro. Os novos trabalhadores também irão atuar nas demais Pastas do Município e em diversos setores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet