Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Revertendo a curva do crime

'É possível que a gente combata o desmatamento ilegal até 2030', afirma secretária de Meio Ambiente

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

'É possível que a gente combata o desmatamento ilegal até 2030', afirma secretária de Meio Ambiente
Nos três primeiros meses de 2021,  25% dos alertas de desmatamento notificados em Mato Grossa foram de atividade com autorização legal, conforme monitoramento feito por satélite pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). O resultado reflete a possibilidade de eliminar o desmatamento ilegal até 2030, segundo afirmou a secretária da Sema-MT, Mauren Lazzaretti, em entrevista dada à Rádio CBN nesta sexta-feira (23).


Leia também:
Ministério Público avança na criação do Gaeco Ambiental para combater desmatamento

"Estamos revertendo a curva do desmatamento, passamos de 5% do desmatamento lícito no ano de 2019, para 25% de desmatamento dentro da legalidade em 2021. Significa que se os órgãos ambientais, o setor produtivo, o poder público e privado de um modo geral investirem no combate à ilicitude, é possível que a gente combata o desmatamento ilegal até 2030, e o desmate que ocorrer seja respeitando o Código Florestal", afirma.

O estado manteve a redução do desmatamento geral (área total de corte raso com ou sem autorização) em 30% nos últimos 8 meses, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o que contribuiu para o resultado.

Outros fatores que impactam diretamente no resultado é a regularização os imóveis rurais - favorecendo aqueles que querem produzir com sustentabilidade - e combate aos ilícitos pela fiscalização e responsabilização, aliados à eficiência nos mecanismos de licenciamento com um tempo médio de análise 30% menor que o tempo legal - que é de 180 dias.

Os 75% de desmatamento ilegal identificado nos últimos três meses, realizado sem autorização prévia dos órgãos ambientais, segue sendo coibido pelo Governo de Mato Grosso com o monitoramento contínuo por satélite, ações de fiscalização e repressão ao crime, apreensão de maquinários, embargo de áreas, e multas ambientais. 

Conforme a gestora, havia o desmatamento crescente desde o ano de 2012. Em 2018 e 2019 este número se ampliou na Amazônia como um todo, mas Mato Grosso utiliza tecnologia e estratégias para reverter este quadro.  

Histórico de alertas

O levantamento realizado pela Superintendência de Regularização e Monitoramento Ambiental da Sema-MT aponta que nos primeiros três meses de 2021 foram identificados 3.875 alertas de desmatamento do tipo corte raso, totalizando uma área desmatada de 27.265,66 hectares. Deste total, 6.802,15 hectares (24,9%), recaem em áreas com autorização para desmatamento.

A tecnologia utiliza a constelação de satélites Planet, e é financiada com recursos do Programa REM-MT, que remunera e premia o esforço de mitigação das mudanças climáticas. Entre as ações financiadas, estão as de controle e fiscalização do desmatamento ilegal em MT.

A Plataforma de Monitoramento é utilizada desde 2019 pela Secretaria, e serve para identificar, com resolução espacial de 3 metros, mudanças na vegetação, gerar o alerta de desmatamento quase em tempo real, autuar e fiscalizar ilegalidades no campo. Os dados também são utilizados pela secretaria para estimar o comportamento das áreas desmatadas com mais celeridade, antes mesmo de relatórios consolidados.

(Com assessoria)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet