Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Repasse em 13 dias

Município de MT suspende aplicação de segunda dose em idosos por falta de vacinas da Coronavac

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Município de MT suspende aplicação de segunda dose em idosos por falta de vacinas da Coronavac
O município de Rondonópolis (216 km de Cuiabá) suspendeu nesta quarta-feira (28) a aplicação de segundas doses da vacina Coronavac em idosos. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que atribuiu a interrupção a falta de doses. O Instituto Butantan informou ao Ministério da Saúde que o próximo repasse das doses está previsto para daqui a 13 dias. 


Leia também:
Senado autoriza indústrias de saúde animal produzirem vacinas anticovid; projeto vai para a Câmara

De acordo com informações da assessoria da cidade, da última remessa, enviada na última sexta-feira (23), ao estado pelo Ministério da Saúde, apenas 790 doses da Coronavac, que são totalmente utilizadas para aplicação da segunda dose em idosos, foram distribuídas ao município.

O executivo municipal destacou ainda que o problema da falta de doses da Coronavac se trata de um problema que está sendo enfrentado a nível nacional e não apenas local. 

O próprio Ministério da Saúde havia emitido orientação aos municípios para que utilizassem todas as doses da Coronavac disponíveis em primeira dose, garantindo o envio das segundas doses nos prazos, conforme informou a prefeitura de Rondonópolis, porém, isso não ocorreu.

Diante da situação, a nova orientação do Ministério da Saúde é que os idosos poderão tomar a segunda dose mesmo após o prazo de 28 dias. Segundo o órgão, isso não acarretará prejuízos na imunização.

A prefeitura do município disse que retomará a vacinação assim que receber novas doses.  Na segunda-feira (19/4), o principal fabricante do fármaco contra a covid-19, o Instituto Butantan, informou ao Ministério da Saúde que o próximo repasse estaria previsto em 13 dias.

Vacinação em Rondonópolis


Até esta quarta-feira (28), Rondonópolis vacinou 31.086 pessoas com a 1ª dose de um dos imunizantes contra o novo coronavírus que foram distribuídos ao estado. Desse número, 11.943 receberam a 2ª dose, o que corresponde a 38,41% dos que tomaram a 1ª dose. Ao todo, foram 42.579 doses administradas na cidade, o que corresponde a 89,56% do total recebido do estado, 47.542.

Entre as vacinas que estão em uso, estão a CoronaVac e a de Oxford/AstraZeneca, ambas administradas em duas doses. Os dados são do portal do Ministério da Saúde, Localiza Sus, que compila os dados das secretarias estaduais de saúde enviados à Rede Nacional de Saúde (RNDS).

Em relação ao número de habitantes, a cobertura dos vacinados com a 1ª dose no município representa 13,16% da população. Quanto aos vacinados com as duas doses, o valor ainda está estacionado em 5,05%, conforme dados tabulados pela reportagem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet