Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Em pauta

Após matéria do Fantástico, Janaina ‘revive’ PL que prevê entrega de absorventes a meninas em situação de vulnerabilidade

05 Mai 2021 - 07:06

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Após matéria do Fantástico, Janaina ‘revive’ PL que prevê entrega de absorventes a meninas em situação de vulnerabilidade
Apresentado inicialmente pelo agora falecido deputado Silvio Fávero (PSL), um projeto de lei que prevê a entrega de absorventes a mulheres em situação de vulnerabilidade social foi revivido pela deputada Janaina Riva (MDB) após exibição de uma matéria no Fantástico, no último domingo. A emedebista quer incluir a entrega também em postos de saúde, e prevê que o PL seja votado nas próximas semanas.


Leia também:
Janaina espera que governador pague RGA de 2018 em maio para servidor desafogar as finanças

“Ela já está pronta para votação, mas nós queremos fazer uma alteração no projeto, porque o projeto só cita as escolas, nós queremos acrescentar também as unidades de saúde pública, então ele deve ter que passar novamente pela comissão de mérito e pela comissão de constituição de justiça e redação, mas isso pode ser feito muito rápido. A gente estima que amanhã, por exemplo, se tiver mais do que duas sessões, a gente já consegue votar ele pelo menos em primeiro com a modificação e terminar de votar ele na semana que vem”, afirmou Janaina nesta terça-feira (5).

Segundo a deputada, será necessário conversar com o Executivo para calcular o impacto financeiro desta aprovação, mas ela acredita que o valor será irrisório perto do montante gasto pelas secretarias. “Hoje as escolas estão praticamente todas fechadas, então a princípio é acrescentar as unidades de saúde pública seria justamente para que elas possam buscar dentro dos postinhos. Depois com as escolas abertas facilita para elas poderem ter acesso dentro das escolas”, explicou.

O projeto é o mesmo apresentado por Fávero e que, na época, foi criticado pelos pares. Após a nova aparição na mídia, Janaina acredita que haja mais facilidade para aprovação. “Eu fiquei como coautora, na época eu já tinha ajudado ele na primeira votação, e defendi o projeto, que muita gente criticou, tal qual a Tabata [Amaral] falou lá na matéria do Fantástico, aqui tiveram as mesmas críticas, dizendo que isso era supérfluo, que estavam inventando gasto, que era desnecessário, e agora eu acredito que até o governador pode ser sensibilizado através dessas manifestações de mulheres e tudo mais que se envolveram, porque a gente não conseguiu chamar essa atenção quando o projeto foi apresentado na primeira vez. Então agora eu acredito que ele possa ser aprovado com mais facilidade”, finalizou.

Em Cuiabá, a vereadora Edna Sampaio (PT) também apresentou projeto semelhante durante sessão virtual da Câmara dos Vereadores nesta terça-feira (4). O projeto, no entanto, ainda não foi para votação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet