Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Ação dos Bombeiros

Cobra considerada a maior serpente venenosa da América do Sul é capturada em avenida

Foto: Reprodução

Cobra considerada a maior serpente venenosa da América do Sul é capturada em avenida
O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT) capturou duas serpentes em resgates realizados em uma residência e em uma rodovia dos municípios de Confresa (1.165 km de Cuiabá) e Alta Floresta (810 km de Cuiabá). Uma delas, a pico-de-jaca, ou surucucu, como é popularmente chamada, é considerada a maior cobra venenosa da América do Sul.


Leia também:
Mulher de 29 anos morre dois dias após ser picada por jararaca em cidade de MT

De acordo com informações do órgão, o primeiro acionamento foi feito às 16h da última sexta-feira (30) e atendido pelos bombeiros do município de Confresa. No local, foi encontrada uma cobra-cipó dentro de um vaso de planta da residência.



No mesmo dia, por volta das 20h, o núcleo de bombeiros de Alta Floresta resgatou uma cobra pico-de-jaca, conhecida também como Surucucu. O animal estava no meio da Avenida Veríssimo de Campos. Nessa ocorrência foi utilizado pinça e ganho, para que a captura fosse feita com segurança e distância de aproximadamente 2 metros.


Em ambos casos, após constatar que os animais não apresentavam ferimentos, os bombeiros militares soltaram as cobras em seu habitat natural, longe de centros urbanos e construções.

Surucucu pico-de-jaca

A surucucu é considerada a maior serpente venenosa da America do Sul e uma das maiores do mundo, podendo  atingir até 4,5m de comprimento. Suas presas medem 3,5cm. Seu corpo é marrom e marcado com formas que lembram losangos marrom-escuros, revestidos por faixas esverdeadas.

Sua cauda não tem guizos, como a cascavel, mas é capaz de emitir um determinado som, esfregando contra a folhagem um pequeno osso que possui no extremo da cauda. Assim, como a cascavel, a surucucu também dá sinal de que está incomodada por terem invadido seu território. Ela é capaz de dar um bote com aproximadamente um terço do tamanho do seu corpo.

Quando alguém é picado por uma surucucu, apresenta o seguinte quadro: queda na pressão arterial, inchaço e dor no local da picada, diminuição da frequência cardíaca, alteração de visão, sangramentos na gengiva, pele e urina, vômito, diarreia, necrose e insuficiência renal. O veneno da surucucu, de ação neurotóxica, é extremamente letal. Por isso, deve-se procurar rapidamente ajuda médica.

O soro utilizado contra a picada desta serpente é o antilaquético/antibotrópico laquético.

Morte por cobra venenosa

Uma jovem de 29 anos de idade foi a óbito nesta sexta-feira (30), após ser picada por uma jararaca, cobra de espécie peçonhenta, na zona rural do município de Vila Rica (1.264 km de Cuiabá). 

De acordo com informações da imprensa local, Franciele foi picada pelo animal na região do antebraço direito, na última quarta-feira (28), enquanto estava em casa. 

Após o episódio, a jovem foi levada imediatamente até o Hospital Municipal de Vila Rica, onde recebeu doses de soro antiofídico, material utilizado como antídoto quando uma pessoa é picada por uma serpente.

Entretanto, com a piora do seu estado de saúde, a vítima teve que ser encaminhada ao Hospital Regional Paulo Alemão, em Água Boa, onde não resistiu e morreu na sexta-feira (30).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet