Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Alvos da PF e MPF

'Gerentes do tráfico' armazenavam drogas em fazendas de MT e mandavam entorpecentes em cargas de grãos

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

'Gerentes do tráfico' armazenavam drogas em fazendas de MT e mandavam entorpecentes em cargas de grãos
Entre os alvos da 'Operação Grão Branco', deflagrada nesta quinta-feira (06), pelo Ministério Público Federal (MPF), por meio de sua unidade no município de Cáceres (MT), e a Polícia Federal (PF), com objetivo de desarticular uma organização criminosa atuante no tráfico internacional de drogas, com o uso de aeronaves, estão os chamados 'gerentes do tráfico', que eram responsáveis por toda a questão logística do encaminhamento de entorpecentes para outros Estados.


Leia mais:
PF e MPF cumprem 249 mandados contra quadrilha responsável pelo tráfico internacional de drogas através de aeronaves

A apuração indicou que os “gerentes do tráfico” situados no Brasil atuariam, sobretudo, nas seguintes atividades: recepção de aeronaves, armazenamento da droga em fazendas arrendadas e posterior remessa da droga por meio de caminhões, junto a cargas lícitas, de Mato Grosso para São Paulo, além de outras atividades que demandam alto grau de confiança e fidelidade à Organização Criminosa. 

Em São Paulo (SP), a Polícia Federal prendeu um homem considerado o braço direito do líder da organização. Até o momento, não houve a divulgação do nome de nenhum dos envolvidos. 



Ao todo, foram expedidos 249 mandados pela Justiça Federal em Cáceres, sendo 24 mandados de prisão preventiva, 14 de temporária, 102 de busca e apreensão, sendo 10 de aeronaves, 108 sequestros de bens móveis, imóveis, valores e ativos financeiros, 1 sequestro e gestão de estabelecimento empresarial e 7 cancelamentos de CPFs falsos, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. 

As investigações tiveram início em janeiro de 2019, ocasião em que a Polícia Federal e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) prenderam seis pessoas, no município de Nova Lacerda (MT), que estavam transportando 495 quilos de cocaína. A partir de então, o Núcleo de Inteligência da Polícia Federal apurou que os detidos faziam parte de uma organização criminosa internacional responsável pela importação de grande quantidade de entorpecente da Bolívia para o Brasil, com o objetivo de mandar a droga para o exterior. 

Os trabalhos possibilitaram a apreensão de aproximadamente 3,8 toneladas de cocaína, além da identificação de diversos associados, suas tarefas, bem como os veículos e aeronaves utilizados no tráfico. Além da apreensão da droga, também foi realizado o acompanhamento de cargas que efetivamente chegaram ao destinatário, sendo possível, assim, identificar 12 aeronaves utilizadas na traficância. 

O processo tramita sob segredo de justiça. 

O nome da Operação “GRÃO BRANCO” deve-se ao transporte de grãos (soja, milho) do Estado de Mato Grosso para São Paulo para justificar as viagens das carretas que transportavam a cocaína.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet