Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

tire suas dúvidas

Covid-19: Entenda porque não é possível escolher qual vacina tomar e veja processo de agendamento

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

 Covid-19: Entenda porque não é possível escolher qual vacina tomar e veja processo de agendamento
Nesta semana, a capital mato-grossense atingiu o marco de mais de 150 mil doses aplicadas. Até a noite de quarta-feira (12), foram vacinadas 152.834, sendo 106.912 como 1ª dose e 45.922 como 2ª dose. Desde o começo da campanha de vacinação em Cuiabá, surgiram diversas dúvidas sobre os pontos e vacinas disponíveis. Confira algumas esclarecidas pelo coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria Municipal de Saúde, Gilmar Cardoso.


Leia também:
Prefeitura de Cuiabá detecta fraude e muda calendário de vacinação contra Covid-19

Posso escolher qual vacina tomar?

A pessoa que toma a vacina não pode fazer a escolha porque cada remessa é destinada para uma faixa etária ou grupo prioritário. O critério de distribuição é aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). Veja um exemplo de resolução sobre a distribuição, armazenamento e aplicação aqui

É importante ressaltar que o Governo Federal define o total de doses que cada estado recebe. Essa definição ocorre de acordo com a quantidade de pessoas que pertencem aos grupos prioritários e não pela quantidade absoluta da população.

A vacina da Pfizer, por exemplo só é aplicada em moradores da Capital por conta do processo de armazenamento. As doses devem ficar em um freezer a -70ºC. Além disso, atualmente as grávidas e puérperas com comorbidades só podem ser imunizadas com a Pfizer por recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na noite da última segunda-feira (10).

O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou que orientou os municípios a suspenderem a vacinação de gestantes com a vacina da AstraZeneca depois da morte de uma grávida no Rio de Janeiro. Ainda não há comprovação, no entanto, de que o óbito esteja ligado ao imunizante. 

E o local?

De acordo com o coordenador de TI, no caso da primeira dose, é respeitada o local de escolha, mas pode haver exceções. Já em caso da segunda, a pessoa é remanejada de acordo com a disponibilidade de cada polo, podendo ser mudado a cada semana. 

Por exemplo, atualmente os grupos que ainda estão recebendo a 2ª dose de Coronavac são os trabalhadores da saúde, idosos de 65 a 69 anos e os integrantes das Forças Armadas, no Centro de Eventos do Pantanal, de maneira presencial e na UFMT, no modelo drive-thru.

Perdi a data. O que fazer?

Nesta semana, a Prefeitura de Cuiabá informou que reorganizou o calendário da aplicação da segunda dose da CoronaVac por conta da grande procura de pessoas de todo estado de Mato Grosso, além da tentativa de fraudes. Pelo cartão do Sistema único de Saúde (SUS) é possível saber o município de residência do paciente.

Quem já tinha realizado agendamento, precisa entrar novamente no site e verificar a nova data que será disponibilizada. Com essa troca, quem perdeu a data pode entrar em contato com a Coordenadoria de TI e também através do email (cadastrocba.covid@gmail.com).

 “A gente cancela o agendamento e a pessoa aguarda como se fosse a primeira dose. Na ordem cronológica do cadastro. Tudo pelo sistema, nada manual”.

Me atrasei. E agora?

“O recomendado é que a pessoa respeite o horário. Se é 10h, ela precisa chegar às 10h. Mas a gente não vai colocar ninguém na forca por causa disso, principalmente porque está tudo mundo no desespero querendo ser vacinado. Mesmo que a pessoa não tenha priorizado aquele horário, a gente vai estar vacinando. Estamos tolerando de 1 a 2 dias de agenda atrasada. Se a pessoa perdeu ontem e quer vir hoje, a gente está colocando no meio dos agendamentos para ser atendido. Porque onde atende 150, pode atender 151,152 por hora”, conta.

“Isso sou eu falando. Às vezes a pessoa que é responsável pelo pólo não tem esse jogo de cintura, a gente pede que todos tenham esse jogo de cintura. A gente não quer negar atendimento para ninguém”, finaliza.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet