Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

INTERNADA DESDE QUARTA

Grávida de sete meses toma vacina contra Covid-19, entra em trabalho de parto e filho precisa de UTI Neonatal em Mato Grosso

Foto: Ilustração

Grávida de sete meses toma vacina contra Covid-19, entra em trabalho de parto e filho precisa de UTI Neonatal em Mato Grosso
Uma grávida de sete meses passou mal 24 horas após tomar a primeira dose da contra a Covid-19 e entrou em trabalho de parto. A Defensoria Pública tenta agilizar, com urgência, vaga em UTI Neonatal com Centro Cirúrgico Pediátrico, desde a noite de quinta-feira (13), para transferir o bebê. Além do parto prematuro, o que torna o caso gravíssimo é que a criança, assim que nascer, deve passar por uma cirurgia que os médicos avaliam, deve ocorrer até o 12h desta sexta-feira (14).


Motorista de aplicativo que aplica golpes é preso após PM descobrir que vendia drogas para passageiros

Segundo informações da assessoria de imprensa, a paciente está internada desde quarta-feira (12) no Centro de Obstetrícia do Hospital São Luiz, em Cáceres (219 km de Cuiabá) com perda de líquido amniótico. A defensora pública plantonista, Carolina Weitikiewic, entrou com uma ação de obrigação de fazer contra o Estado de Mato Grosso o e o município de Araputanga, onde a paciente mora, após tentar a vaga administrativamente, sem sucesso.

Carolina explica que em Cáceres a paciente conta com vaga na UTI Neonatal, mas não há Centro Cirúrgico Pediátrico. O que coloca em risco a vida do bebê, que foi diagnosticado com má formação denominada “onfalocele”, que se caracteriza pela presença de órgãos, como intestino, fígado ou baço, fora da cavidade abdominal, recobertos apenas por uma fina membrana.

“Estávamos correndo contra o tempo desde a noite de ontem para encontrar um local para o nascimento e a cirurgia, pois a médica que acompanha o caso afirma que, se a cirurgia for feita em Cáceres e depois o bebê tiver que ser transferido, as chances de sobrevida dele serão muito baixas.

A defensora lembra que todas as respostas da Saúde Pública para o pedido de transferência, até o momento, foram negativas, com a informação de que não existe leito no Sistema Único de Saúde (SUS) para atender ao caso.

Diante das negativas da Central de Regulação, Carolina protocolou a ação na Vara Regional de Araputanga, na qual pede que a gestante seja transferida para um hospital privado, em Mato Grosso ou no país, para que a vida dela e do seu filho sejam preservadas.

“Precisávamos de uma decisão judicial ou administrativa que viabilizasse a vaga, urgentemente, para resguardar a vida do bebê e da mãe. Porém, enquanto tentávamos, ela teve que ser levada para a sala do parto e a criança vai nascer aqui. Agora vamos continuar com a ação para transferi-lo para uma UTI Neonatal, com um Centro Cirúrgico, e rezar para ele resistir”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet