Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

VACINA CUIABÁ

Busca por vacinas para pessoas com comorbidades segue abaixo do esperado; dificuldade com laudo médico pode ser fator limitante

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Busca por vacinas para pessoas com comorbidades segue abaixo do esperado; dificuldade com laudo médico pode ser fator limitante
Mesmo com redução da idade mínima, a busca por vacinas contra a Covid-19 por parte de pessoas com comorbidades segue abaixo do esperado pela Prefeitura de Cuiabá. De acordo com dados do Localiza SUS, até esta sexta-feira (14) apenas 6.274 pessoas deste grupo prioritário foram vacinadas na capital. Para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a dificuldade da população em conseguir um laudo médico tem sido um fator limitante. 


Leia mais: 
Mato Grosso é escolhido para testes da vacina indiana contra Covid-19

O grupo de pessoas com comorbidades começou a ser vacinado no dia 4 de maio, a partir de pessoas com 55 a 59 anos. Três dias após o início da vacinação deste grupo, no dia 7 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decidiu abrir o pré-cadastro para pessoas com comorbidades, de 45 a 49 anos e de 50 a 54 anos. Diante da baixa procura, a vacinação do novo contingente foi antecipada e começou já na última quarta-feira (12). 

A última mudança anunciada pela SMS aconteceu nesta quinta-feira (13), com a abertura do pré-cadastro para pessoas com comorbidades de 40 a 44 anos. Além da baixa procura, a pasta justifica a antecipação para que as doses do imunizante da Pfizer não sejam desperdiçadas, já que a vacina possui características específicas e não pode permanecer armazenada por muito tempo. 

Das mais de 6 mil doses aplicadas, 3.700 são da Pfizer, representando aproximadamente 59% de todas as doses aplicadas até o momento. Abaixo é possível acompanhar um comparativo da quantidade de doses separada por imunizantes aplicada até a manhã desta sexta-feira (14):



Para a coordenadora da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, Valéria de Oliveira, a dificuldade em conseguir um laudo médico que comprove a comorbidade tem interferido na quantidade de pessoas que já tomaram a primeira dose. "Acreditamos que o baixo número de cadastramentos no site esteja ocorrendo porque as pessoas estão tentando conseguir o laudo médico comprovando a comorbidade", comentou a coordenadora por meio de nota. 

A coordenadora afirmou ainda que as pessoas com comorbidades não possuem o hábito de ir ao médico frequentemente e por isso não possuem um laudo já feito. "A pessoa que tem comorbidade tem que frequentar o médico com uma certa rotina ao ano para acompanhar a doença. Mas talvez por questão de cultura, as pessoas não sigam esse hábito de irem ao médico com frequência para, assim, terem um laudo", disse. 

Diante do quadro, a tendência é que a idade mínima de pessoas com comorbidades siga diminuindo, caso a procura pela vacina não aumente. 

Ainda de acordo com o Localiza SUS, até esta sexta-feira (14) 63.720 pessoas idosas tomaram pelo menos a primeira dose em Cuiabá. Este número representa aproximadamente 83% de toda a população acima de 60 anos da capital, estimada em 76.168. 

Cadastramento segue disponível

Para fazer o cadastramento basta acessar o site Vacina Cuiabá e preencher todos os dados necessários corretamente. Após o cadastramento, é necessário acompanhar diariamente para consultar a data, local e horário agendado para tomar a vacina.

É importante destacar que no dia da vacinação, é impressindível a apresentacão dos segintes documentos: QR Code do agendamento impresso, juntamente com o laudo impresso ou a declaração de comorbidades assinada e carimbada pelo médico, pois estes documentos serão retidos no registro. Também é necessário levar um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet