Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

A depender de novas doses

Prefeitura abre pré-cadastro para pessoas de 30 a 39 anos com comorbidades e avançará em vacinação por idade

17 Mai 2021 - 11:32

Da Redação - Wesley Santiago/Do Local - Airton Marques

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Prefeitura abre pré-cadastro para pessoas de 30 a 39 anos com comorbidades e avançará em vacinação por idade
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou nesta segunda-feira (17) que irá avançar na vacinação também de pessoas sem comorbidades, com objetivo de acelarar ainda mais o processo na Capital. Tudo isto dependerá, é claro, da chegada de novas doses dos imunizantes, que são disponibilizados pelo Governo Federal. Também hoje, foi aberto o pré-cadastro para as pessoas de 30 a 39 anos que tenham doenças pré-existentes.


Leia mais:
Emanuel atende pedidos e diz que vacinará jornalistas contra a Covid-19

"Um segundo ponto que quero anunciar hoje é que vamos começar a fazer a vacinação de comorbidade e idade. Tudo isto, claro, dependendo de novas doses que irão chegar. Já vamos planejar isso para estabelecer esse cronograma. É possível vislumbrar essa nova celeridade da população em Cuiabá", pontua Emanuel.

O prefeito ainda acrescetna que "mantém-se o guia de comorbidades, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, mas associado a isso começa a fechar as idades sem comorbidades (59, 58, 57, 56, e assim por diante). Com isso a gente espera dar celeridade maior e atender a ansiedade de pessoas que não tem doenças pré-existentes".

Pré-cadastro aberto

Também nesta segunda-feira (17), a prefeitura abriu pré-cadastro para a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com idades entre 30 e 39 anos com comorbidades. O agendamento desse novo grupo será feito mediante a chegada de novas remessas de imunizantes que forem disponibilizados para a Capital.
Para se cadastrar, é necessário entrar no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios.

Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual, que deverá ser consultada regularmente para saber quando será o dia agendado para tomar a vacina.

Lembrando que, neste momento, estão sendo vacinados os idosos com 60 anos e mais, forças de segurança, segunda dose dos trabalhadores da saúde, bem como as gestantes e puérperas com comorbidades, adultos com Síndrome de Down e pessoas de 45 a 59 anos com comorbidades. A previsão é que nos próximos dias comece a vacinação do grupo de 40 a 44 anos com comorbidades, que também já está com o cadastro aberto.

As pessoas que se cadastraram no site e que fazem parte dos grupos já contemplados (45 a 59 com comorbidades, gestantes e puérperas a partir de 18 anos com comorbidades, Síndrome de Down a partir de 18 anos e pessoas com deficiências permanentes a partir de 45 anos) devem entrar no site da vacinação e consultar o cadastro para verificar se a agenda está disponível.

No dia da vacinação a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, juntamente com o laudo impresso OU a declaração de comorbidades assinada e carimbada pelo médico, pois estes documentos serão retidos no registro. Também é necessário levar um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet