Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Terceira onda

Secretário cita pior isolamento do país e alerta para aumento de casos da Covid-19: “UTIs já estão em 86%”

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Secretário cita pior isolamento do país e alerta para aumento de casos da Covid-19: “UTIs já estão em 86%”
O secretário estadual de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, já se mostra preocupado com o aumento de número de casos no Estado e o consequente acréscimo da ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da Covid-19. Segundo ele, a terceira onda da doença já está batendo à porta de Mato Grosso ou já mesmo atingiu as cidades, sendo que os efeitos serão sentidos nos próximos dias. O Estado tem o pior nível de isolamento social do país.


Leia mais:
Casos de Covid-19 crescem em cidades de MT e acendem ainda mais alerta de terceira onda no Estado
 
Conforme Gilberto, a ocupação de leitos de UTI é bastante importante para saber como a pandemia está se portando no Estado. “No boletim de ontem (23), chegamos a 86% de taxa de ocupação, o que já começa a trazer uma preocupação. Não há ainda um remédio específico para tratamento e sem vacina para toda população. Tanto nas enfermarias e UTIs, estamos experimentando novamente o crescimento de pacientes”, pontuou em entrevista à Rádio CBN Cuiabá.
 
“A flexibilização das medidas de isolamento social, afastamento, concorrem para esta elevação. É uma doença transmitida de pessoa para pessoa. Nós temos um nível de isolamento de 29%, o pior do país. Alguns eventos nos levam a acreditar na possibilidade do aumento de casos. Recentemente, tivemos comemoração dos Dias das Mães, quanto mais as pessoas se aglomeram, maiores são os casos”, explicou Gilberto sobre o aumento.
 
Apesar de citar o isolamento social como o principal modo de conter os casos, já que não há medicamentos comprovadamente funcionais e vacinas suficientes, Gilberto também diz entender que o comércio não pode parar novamente. “O que precisamos é de uma graduação entre as medidas mais rígidas e as flexíveis. Por enquanto, teremos que conviver com estas ondas e torcer para que o Plano Nacional de Imunização (PNI) possa acelerar o seu passo na forma de buscar a imunização de todos”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet