Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

ZERO KM

Com aquisição de mais 140 ônibus, frota do transporte de Cuiabá será uma das mais modernas do país

Foto: Reprodução

Com aquisição de mais 140 ônibus, frota do transporte de Cuiabá será uma das mais modernas do país
Com a aquisição de mais 140 novos ônibus para a capital, a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) será a responsável por uma verdadeira revolução na  mobilidade urbana, além de possibilitar a Cuiabá ter uma das frotas do transporte público mais modernas do país.


Leia mais:
Mauro comemora autorização para importação da Sputnik; Anvisa, no entanto, não prevê doses para Mato Grosso

A nova frota terá 100% de veículos zero quilômetros, que serão incorporados a atual. Hoje, circulam pela capital 382 coletivos que atendem a um total de 260 mil usuários/dia.  No último dia 24,  o gestor anunciou o recebimento dos novos carros até a primeira quinzena do mês de julho.  As 140 novas unidades foram produzidas nas fábricas da Caio e da Marcopolo, instaladas nas cidades de Botucatu (SP) e de Caxias do Sul (RS).

Pinheiro reconhece que ainda são muitos os gargalos a serem resolvidos pelo Executivo, mas pondera ser necessário relembrar as muitas ações já desenvolvidas e que evidenciam o comprometimento e o respeito da gestão Emanuel Pinheiro. A capital conta com os corredores exclusivos para ônibus, implantados com o objetivo de proporcionar maior celeridade e com isso menos atraso nos horários estipulados para cada linha de ônibus.

Desde a implantação, segundo estudos, a medida praticamente acabou com os atrasos nesses pontos situados nas vias contempladas. Atualmente, Cuiabá conta com faixas exclusivas nas principais avenidas da cidade: Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (mais conhecida como CPA).

Premiada com a iniciativa, a Prefeitura de Cuiabá, mantém três estações instaladas nas praças Alencastro, Bispo Dom José e Ipiranga, sendo as duas últimas criadas a partir de containeres. Todas elas são climatizadas e geram energia limpa graças a instalação de placas solares em cada uma. Os espaços também possuem tomadas que possibilitam que o usuário do transporte coletivo carregar celulares, disponibiliza ainda rede Wi-Fi, jardim suspenso, cadeiras para acomodar os usuários e televisão com estimativa de chegada de ônibus.

As linhas expressas do transporte coletivo começaram a ser implantadas em abril de 2017 por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e funcionam nos bairros Parque Cuiabá (609E), Pedra 90 (711E), Osmar Cabral (508E), Santa Terezinha (605E) e Nova Esperança (712E ). Todas saem em direção ao Centro da cidade. Seus trajetos são abreviados pois possuem uma quantidade menor de paradas o que garante rapidez e praticidade, prezando pelo tempo daqueles que necessitam passar pela área central diariamente.

A Prefeitura de Cuiabá também vem realizando a substituição ou instalação de mais de 300 abrigos. O processo foi iniciado em março do ano passado e evidencia o compromisso para melhoria da mobilidade urbana e atendimento.  De acordo com a Diretoria de Engenharia da Semob, foram 350 implantações trocas ou implantações de abrigo novos  e 280 remoções. 

“ A gestão se pauta pelo que é mais importante: as pessoas que aqui  vivem. Muito já foi feito para a capital, mas temos a consciência do que ainda temos pela frente. A gestão não vai parara. Nós lançamos uma licitação após mais de vinte anos. Este é um feito inédito e histórico para a Cuiabá. Um dos meus compromissos mais emblemáticos e que tenho alegria enorme em honrar, priorizando a humanização e o respeito às pessoas”, avaliou o prefeito de Cuiabá. Ele relembrou ainda que o certame prevê redução na idade média dos veículos de 5.5 para 4.5 anos.

As linhas de ônibus foram divididas em quatro lotes, arrematados por quatro empresas distintas. São elas: Integração Transporte LTDA; Caribus Transportes e Serviços LTDA; Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA e Viação Paraense LTDA.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet