Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Primeira votação

AL aprova projeto que cria programa de educação física adaptada a alunos com deficiência

Foto: Reprodução

AL aprova projeto que cria programa de educação física adaptada a alunos com deficiência
Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 181/2020, de autoria do deputado estadual Valdir Barranco (PT), que cria um programa de educação física adaptada para alunos com deficiência nas escolas do estado. O projeto, agora, segue para segunda votação.


Leia também:
Governo Mauro praticamente triplica repasse para reforma e ampliação de escolas estaduais

“Muitas das vezes, as crianças com deficiência são afastadas, isoladas e não interagem com os demais alunos no momento da educação física por falta de programas focados em sua inclusão. E a criação desse projeto faz com que a aula seja elaborada pensando nesses alunos e alunas. É o ensino que deve se adaptar ao estudante, e não ele se adaptar a normas preestabelecidas”, comentou Barranco.

De acordo com o texto, os estabelecimentos de ensino deverão trabalhar de forma integrada com as entidades que prestam serviços educacionais para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, e promover a capacitação de professores e técnicos da área de educação física, no tema de inclusão social de educação física adaptada.

O projeto também prevê campanhas de divulgação e a conscientização da sociedade com o intuito de construir uma cultura de educação inclusiva. Além disso, caso o PL seja aprovado, a escola que descumprir o programa será impedida de participar de qualquer programa estadual de incentivos diversos.

Em sua justificativa, Barranco afirma que o projeto visa promover a inclusão das pessoas com deficiência no contexto social, através da inclusão dos alunos e alunas em uma atividade física e esportiva. “A participação ativa e efetiva da criança com deficiência nas atividades de educação física junto com seus colegas é um importante instrumento de inclusão e de conscientização dos demais alunos, além de estimular praticas saudáveis para todos. Assim sendo, é necessário que cada vez mais se possibilite às pessoas com deficiência a prática esportiva e o seu desenvolvimento social, sendo exatamente este o objetivo do projeto”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet