Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

SEM DADOS CIENTÍFICO

Secretário de Saúde tranquiliza a população e diz que primeira dose da Coronavac não perde eficácia se não aplicar a segunda

Foto: Rogério Florentino - OD

Secretário de Saúde tranquiliza a população e diz que primeira dose da Coronavac não perde eficácia se não aplicar a segunda
Ainda sem data para chegada de novas doses da Coravac para Mato Grosso e outros estados do país, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, tranquilizou a população que aguarda a segunda dose do imunizante e disse que não existe explicação cinetífica de que após um certo período, a primeira dose da vacina perde a eficácia contra a Covid-19. 


Leia mais:
Em plano B, Emanuel pede a Bolsonaro que Ministério da Saúde envie 290 mil doses da Janssen para vacinar povo cuiabano

O fato é que alguns municípios aguardam há quase dois meses novas doses da Corovac, que ficou um longo período sem ser produzida no Instutituo Butantam e acabou atrasando a complementação da imunização de diversos municípios. Em Mato Grosso, as cidades com maior defasagem, ou seja, com maior número de pessoas que aguardam a vacina é Cuiabá Rondonópolis. 

Em entrevista ao Olhar Direto na noite de quinta-feira (10), Gilberto Figueiredo disse que a vacina não perde a eficácia se não for aplicada em duas doses num período de 30 dias. "Não existe isso de perder a eficácia. Existe um prazo recomendável do que seria melhor, mas não existe dado científico que mostre que a distância de aplicação da segunda faz perder a eficácia da primeira dose. Mas a recomendação é que tão logo que a vacina esteja disponível que complete a imunização com a segunda dose. Existe uma resolução do Comitê que mostra a defasagem e os municípios de Cuiabá e Rondonópolis são os que mais possuem defasagem, essa resolução já foi aprovada e já está está no radar do Ministério", comentou o secretário.

Sobre a data de chegada de novas doses, Gilberto espera que seja o mais breve possível, pois o material para produção da vacina já está com o Instituto Butantam.

"Quando tiver doses disponíveis vai ter que só contemplar o plano que é a segunda dose. Não é só que falta Coronavac em Mato Grosso, falta do país inteiro. Nós temos dois pedidos extras com o Ministério da Saúde para suprir a demanda dos municípios que está faltando a segunda dose. Quero crer que talvez semana que vem o Butantam já tenha como fazer a distribuição de vacina. Já importou o material necessário para produzir, tem esse período, mas ainda não tem data prevista do Butantam nem aqui em Mato Grosso nem em outro estado", concluiu. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet