Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Complexo Ambiental Ribeirão do Lipa

Depois de obra concluída, tarifa de esgoto será 90% do valor da de água, diz empresa responsável

12 Jun 2021 - 15:25

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Airton Marques

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Depois de obra concluída, tarifa de esgoto será 90% do valor da de água, diz empresa responsável
A Prefeitura de Cuiabá e a Águas Cuiabá lançaram nesta semana as obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Complexo Ambiental Ribeirão do Lipa. A previsão é de que o serviço esteja disponível para a população após o final de 2022, e quando isso acontecer a tarifa de esgoto deve custar 90% da tarifa de água.


Leia também:
Nova ETE impedirá a chegada de 200 toneladas de esgoto por mês ao rio Cuiabá, diz vice-prefeito

“A partir do momento em que você implanta a obra, que a estação está funcionando, a rede está disponível, a concessionária acaba tendo a nova tarifa. Antes não tinha a tarifa de esgoto porque não existia a coleta de esgoto e tratamento, agora com coleta e tratamento, a gente acaba tendo essa nova tarifa, porém ela advém de um novo serviço, de uma nova prestação de serviço, que é o serviço de coleta e tratamento de esgoto, para despoluir todo o complexo do Ribeirão do Lipa, melhorando a qualidade de vida e melhorando os indicadores de saúde do município”, explica o diretor geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo. Segundo ele, a taxa é sempre 90% sobre a tarifa de água.

A nova ETE terá investimento de R$ 200 milhões da Águas Cuiabá, e deve implantar mais de 260 quilômetros de rede coletora de esgoto, com mais de 32 mil casas conectadas. Segundo William, todo fluente irá para a estação, será tratado e devolvido ao rio sem poluir o meio ambiente. Após a conclusão da obra, no entanto, é preciso que a população faça a conexão de sua casa com a rede coletora.

“Hoje a concessionária trabalha na responsabilidade ambiental, na responsabilidade social de ter essa comunicação, esse diálogo com a população. Mas nada adianta você ter um investimento de R$200 milhões, ter todo esse empreendimento construído se a população não conectar a rede coletora. Então a gente tem o trabalho de porta em porta para falar com cada morador, explicar e dar todo apoio necessário para que ele possa fazer a conexão correta do esgoto com a nova rede”, defende o diretor da empresa.

Outro ponto importante a lembrar é que enquanto a rede é construída, a população pode ter alguns transtornos com as obras. “Estamos trabalhando numa cidade que já está urbanizada, uma cidade que tem mais de 300 anos, então ela já existia. Então a gente tem que fazer a execução do esgoto em ruas pavimentadas, em ruas já edificadas, e a gente tem todo esse cuidado para deixar limpo, porte adequado, recompor, e isso sempre conta muito com apoio da população, que vem ajudando muito e entendendo esse momento, porque é algo que acontece de forma momentânea, aquela execução da obra, mas o benefício vai ficar para a vida inteira”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet