Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

caça proibida

Sema encontra nove jacarés que teriam sido mortos por turistas sem motivo

Foto: Sema

Sema encontra nove jacarés que teriam sido mortos por turistas sem motivo
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informou encontrou nove jacarés mortos, após fiscalização na região de Porto Jofre, no Pantanal, após denúncia de que os animais foram mortos por turistas.


Leia mais:
Jacaré é flagrado no pátio de vistoria do Detran; veja vídeo

A equipe de Fiscalização de Fauna percorreu a região de barco na quarta-feira (09.06), em Poconé, para monitorar o local das ocorrências e encontraram 9 jacarés mortos.O grupo suspeito não se encontrava mais na região, porém a equipe vai continuar monitorando a fauna local para que crimes ambientais como esse sejam devidamente punidos e não se repitam.

A denúncia apontava disparos de arma de fogo e os fiscais apuraram que os jacarés tinham marcas de tiro.

Como os animais estavam com os corpos inteiros, a Sema acredita que o fato seria uma caça por motivo banal e sem a finalidade de consumo ou venda da carne ou pele dos jacarés.

O Coordenador de Fiscalização de Fauna, Jean Holz, afirma que a Sema busca fazer fiscalização cada vez mais frequente na região e que os agentes estão encarando esse caso como um fato isolado.

“Há muito tempo não tinha ocorrência dessa natureza naquela região. O jacaré é um animal silvestre muito importante e que faz parte da cadeia alimentar do Pantanal. A sua caça é proibida, prevista em lei 9.605/98 dos crimes ambientais”.

Como denunciar crimes ambientais

O cidadão pode fazer a denúncia de crimes ambientais pela Ouvidoria da Sema. As denúncias são sempre anônimas, com absoluto sigilo. A orientação é que se descreva os fatos de forma específica e com detalhes, identificando data de ocorrência, tipo da ocorrência e local.

Para registrar uma denúncia na Ouvidoria da Sema, basta acessar um dos canais de atendimento disponíveis por telefone, e-mail ou pessoalmente.
Telefone: 0800 065 3838
E-mail: ouvidoria@sema.mt.gov.br
Endereço: Centro Político e Administrativo, Rua C, S/N, Cuiabá – MT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet