Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Terceira seleção

Colômbia comunica que dois integrantes da seleção testaram positivo e ficarão isolados em hotel de Cuiabá

Foto: Divulgação

Colômbia comunica que dois integrantes da seleção testaram positivo e ficarão isolados em hotel de Cuiabá
A Federação Colombiana de Futebol comunicou, na tarde do último domingo (13), que dois membros da sua comissão técnica testaram positivo para a Covid-19. Ambos estão assintomáticos e deverão ficar isolados no hotel em que a seleção está hospedada em Cuiabá, durante dez dias. No mesmo dia, a equipe venceu o Equador, por 1 a 0, na Arena Pantanal.


Leia mais:
Jogadores e membros de comissão da seleção que mais jogará em Cuiabá testam positivo para Covid-19

Em comunicado publicado em seu site, a federação pontua que o auxiliar-técnico Pablo Román e o fisioterapeuta Carlos Entrena testaram positivo nos exames de RT-PCR feitos antes da partida. Os resultados saíram ontem e, imediatamente, ambos foram colocados em quarentena dentro do hotel, em Cuiabá, onde ficarão pelo período de dez dias, até serem liberados para se reintegrarem ao plantel.

Ainda conforme o comunicado da Colômbia, os dois membros da comissão técnica estão assintomáticos. Eles só poderão ser reintegrados, após dez dias, caso continuem sem sintomas e testem negativo em uma nova rodada de exames.

Bolívia também tem casos

A Federação Boliviana de Futebol confirmou que três jogadores e um membro da comissão técnica da seleção de futebol do país testaram positivo para a Covid-19. A equipe fará três dos seus jogos da Copa América de 2021 na Arena Pantanal, em Cuiabá, sendo o primeiro deles no dia 18 de junho, contra o Chile. 

Em Cuiabá, a Bolívia jogará nos dias 18 de junho (x Chile); 24 de junho (x Uruguai) e 28 de junho (x Argentina). 

O comunicado diz apenas que todos os infectados estão bem e já foram isolados do restante da delegação, que se prepara para a estreia na Copa América.

Todos os atletas e membros da comissão técnica foram submetidos a exames para detecção da Covid-19 na última sexta-feira, em Goiânia, local da partida da primeira rodada do grupo A.

Carta da Conmebol

A Conmebol divulgou neste domingo (13) uma carta aberta à opinião pública afirmando estar "plenamente consciente da situação que o continente está atravessando no contexto da pandemia". A carta, com o título "Vibra o continente com a Copa América", diz ainda que, "com a ajuda de um painel de especialistas e em estreita coordenação com as autoridades sanitárias dos 10 países, projetou e implementou com sucesso rigorosas ações e medidas sanitárias em todos os seus torneios".

Segundo a Confederação, "as medidas têm uma eficiência muito alta, facilmente verificável com estatísticas."

Confira a íntegra da carta da Conmebol:

"Carta aberta à opinião pública: Vibra o continente com a Copa América

A Copa América, o torneio de seleções mais antigo do mundo, começa hoje com o encontro entre Brasil e Venezuela. Durante um mês, milhões de sul-americanos desfrutarão com alegria e entusiasmo uma competição esportiva do mais alto nível. 

Neste dia de abertura, e diante da difusão de questionamentos infundados, a CONMEBOL quer deixar claros os pilares nos quais se baseia a organização da Copa América 2021:

Responsabilidade

A CONMEBOL está plenamente consciente da situação que o continente está atravessando no contexto da pandemia. Também reconhece a importância do futebol na cultura sul-americana e o papel que tem desempenhado na saúde física, mental e espiritual da população desde o início da pandemia. Portanto, com a ajuda de um painel de especialistas e em estreita coordenação com as autoridades sanitárias dos 10 países, projetou e implementou com sucesso rigorosas ações e medidas sanitárias em todos os seus torneios.

Ditas medidas têm uma eficiência muito alta, facilmente verificável com estatísticas. Mais de 99% das dezenas de milhares de testes de detecção do coronavírus foram negativos nos últimos dez meses.

A bolha sanitária à qual as delegações são submetidas envolve minimizar o contato com o exterior, testando todas as pessoas envolvidas nos jogos 48 horas antes de cada partida e transportando as delegações em voos charter.

Além disso, a CONMEBOL é a única confederação no mundo que leva adiante uma vacinação massiva de jogadores, técnicos, árbitros e assistentes.

Profissionalismo

A decisão de realizar a Copa América no Brasil não é caprichosa nem improvisada. No Brasil, estão em andamento torneios nacionais, estaduais e locais, assim como as competições internacionais da CONMEBOL e as Eliminatórias da Copa do Mundo. A CONMEBOL fez um acordo com o governo brasileiro que o país sediará a Copa devido ao acima exposto e ao fato de que a última competição foi realizada em 2019, o que facilita muito a organização. Como a Argentina e a Colômbia foram desqualificadas como sedes, o protocolo da Direção de Competições de Seleções da CONMEBOL prescreve como primeira alternativa a sede do torneio anterior.

A Copa América 2021 não foi feita "às pressas", o que seria impossível. O torneio levou mais de um ano de intensa organização, com a mobilização de recursos financeiros, humanos e técnicos significativos em todo o continente. Todos os anos, a CONMEBOL organiza um grande número de torneios internacionais de clubes e seleções, futsal e futebol de praia em diferentes categorias, nas modalidades masculina e feminina. Possui uma equipe profissional com vasta experiência e solvência comprovada no projeto e implementação de competições de alta qualidade. O profissionalismo é precisamente a capacidade de enfrentar e resolver rápida e eficientemente os desafios impostos por uma realidade em transformação.

Objetivo esportivo

A Copa América 2021 tem um claro objetivo esportivo: que as seleções nacionais da América do Sul cheguem à Copa do Mundo 2022 com experiência e boa preparação física e técnica, através de um torneio altamente exigente. A CONMEBOL modificou o calendário de competições para conseguir a coincidência entre a Copa América e a Eurocopa. O objetivo de alinhar os dois torneios é minimizar o desgaste físico e mental dos jogadores. Isto beneficia os próprios jogadores, os clubes e as seleções. E, fundamentalmente, os atletas sul-americanos e europeus chegarão à Copa do Mundo em condições de igualdade.

A CONMEBOL levou em conta alguns fatos incontestáveis. Nenhuma equipe sul-americana chegou às semifinais na Rússia 2018 e faz 20 anos desde que a América do Sul não ganha a Copa do Mundo. Até 2002, nosso continente ultrapassou a Europa no número de títulos da Copa do Mundo. Hoje a relação é inversa. É evidente o benefício esportivo que a Copa América terá para as seleções de todo o continente no período que antecede a Copa do Mundo do próximo ano.

Futebol sul-americano é paixão, é entrega, é ousadia. Não hesita diante de rival algum. E a Nova CONMEBOL está nessa mesma sintonia: não se encolhe diante dos desafios que surgirem, por mais difíceis que sejam, porque ACREDITA SEMPRE."



 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet