Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Estoque baixo

Cuiabá registra muitas faltas e vacinação continua enquanto houver doses; novo lote da CoronaVac na sexta

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Cuiabá registra muitas faltas e vacinação continua enquanto houver doses; novo lote da CoronaVac na sexta
A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Cuiabá continua nesta quinta-feira (17). Havia o risco do estoque terminar ontem (16), porém, mais uma vez, muitas pessoas deixaram de ir se imunizar contra o coronavírus. Segundo o secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, um novo lote de imunizantes deve chegar a Mato Grosso na sexta-feira (18). Porém, trata-se da CoronaVac, que será utilizada para a segunda aplicação nas pessoas que já deveriam ter tomado.


Leia mais:
Secretário de Saúde tranquiliza a população e diz que primeira dose da Coronavac não perde eficácia se não aplicar a segunda

A Prefeitura de Cuiabá confirmou ao Olhar Direto que muitas pessoas deixaram de se vacinar na quarta-feira. No polo do Centro de Eventos do Pantanal, cerca mil pessoas estavam cadastradas para vacinar, contudo, até o final da manhã, somente 183 tinham comparecido para serem imunizadas. A evasão foi verificada nos outros polos também.

“A gente não entende o que se passa na cabeça das pessoas que não estão vindo vacinar. É prejuízo porque dispomos de equipes de trabalho para o atendimento do total de cadastrados. Sem o empenho da população, a imunização será lenta”, destacou a coordenadora do registro e acolhimento do polo de vacinação que fica no Centro de Eventos do Pantanal, Vera Lucia Ferreira.

CoronaVac

Está prevista para a próxima sexta-feira (18) a chegada de 34 mil doses da CoronaVac, que estava em falta no país, após o problema com a liberação de insumos que vinham da China. A expectativa é que o imunizante seja usado na segunda aplicação daquelas pessoas que estão com o esquema vacinal incompleto.

Das 34 mil doses, a discriminação aponta que 15 mil são pra população alvo da fase 1; 10.183 para pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e deficiência; 3.594 para pessoas com 60 ou mais institucionalizadas e 1.482 para trabalhadores da Saúde. 

Eficácia

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, tranquilizou a população que aguarda a segunda dose do imunizante e disse que não existe explicação cinetífica de que após um certo período, a primeira dose da vacina perde a eficácia contra a Covid-19. 

O fato é que alguns municípios aguardam há quase dois meses novas doses da Corovac, que ficou um longo período sem ser produzida no Instutituo Butantam e acabou atrasando a complementação da imunização de diversos municípios. Em Mato Grosso, as cidades com maior defasagem, ou seja, com maior número de pessoas que aguardam a vacina é Cuiabá Rondonópolis. 

Em entrevista ao Olhar Direto na noite de quinta-feira (10), Gilberto Figueiredo disse que a vacina não perde a eficácia se não for aplicada em duas doses num período de 30 dias. "Não existe isso de perder a eficácia. Existe um prazo recomendável do que seria melhor, mas não existe dado científico que mostre que a distância de aplicação da segunda faz perder a eficácia da primeira dose. Mas a recomendação é que tão logo que a vacina esteja disponível que complete a imunização com a segunda dose. Existe uma resolução do Comitê que mostra a defasagem e os municípios de Cuiabá e Rondonópolis são os que mais possuem defasagem, essa resolução já foi aprovada e já está está no radar do Ministério", comentou o secretário.


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet