Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CONSERVADORES MOBILIZADOS

Vereadores sofrem ataques sistemáticos por projeto que cria Dia do Orgulho LGBTQIA+

Foto: Reprodução

Vereadores sofrem ataques sistemáticos por projeto que cria Dia do Orgulho LGBTQIA+
Proposta de projeto de lei (nº 52/2021) que estabelece 28 de junho como o Dia do Orgulho LGBTQIA+ virou motivo de perseguição sistemática em Cáceres (218 Km de Cuiabá). Os vereadores que propuseram e apoiam a matéria são alvos de ataques nas redes sociais e em panfletos que começaram a ser espalhados por toda a cidade.


Leia também:
Vereadora pede retomada de ação para anular moções de aplauso a envolvidos em operação que matou 29

De acordo com o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unemat, Victor Cruvinel, membros do Movimento LGBTQIA+ de Cáceres também estão sendo atacados por lutarem pela criação da data que reforça o combate a LGBTfobia.

A proposta dos vereadores Cézare Pastorello (SD) e Mazeh Silva (PT) recebeu o apoio dos colegas Valdeníria Dutra (PSC) e Leandro Santos (DEM). A matéria chegou a ser lida durante sessão, mas está parada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desde 18 de maio.

Assim que tomaram conhecimento, conservadores se mobilizaram para atacar os parlamentares e pressionar a Câmara para que o projeto não seja aprovado. Panfleto que está sendo distribuído aos moradores traz a imagem dos quatro vereadores e a frase: “Estes são os vereadores que são contra a família e os princípios cristãos”.

“Cáceres como várias outras cidades já vem sofrendo coma pandemia e os desvios de recursos por governadores e prefeitos. Mas estes vereadores estão preocupados em defender uma ideologia. Somos todos iguais perante Deus e a lei dos homens, ninguém pode ter mais ou menos direitos que os outros. A família é a base da sociedade, a família é sagrada”, diz trecho do panfleto, que também tem sido disparado de forma digital em grupos de WhatsApp.

Cruvinel relata que proposta similar já havia sido apresentada no ano passado, pela vereadora Valdeníria, mas foi arquivada, por conta da pressão de conservadores e religiosos.

Para contrapor a onda conservadora, o estudante ressalta que tem buscado apoio para pressionar os parlamentares. “O movimento decidiu se organizar e buscar apoio de algumas instituições, como do próprio DCE, que já protocolou nota de apoio ao projeto na Câmara de Vereadores”.

O Orgulho LGBTQIA+ é comemorado internacionalmente no dia 28 de junho. Durante todo o mês, no entanto, vários pontos do mundo realizam campanhas e eventos para conscientizar e reforçar a importância do respeito e da promoção de equidade social e profissional de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais e assexuais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet