Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

FALTA ACESSIBILIDADE

Após sete dias de inauguração, elevador do mirante do Parque Mãe Bonifácia segue desligado

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Após sete dias de inauguração, elevador do mirante do Parque Mãe Bonifácia segue desligado
Começou a circular nesta terça-feira (22) um vídeo mostrando problemas no novo mirante do Parque Mãe Bonifácia, localizado em Cuiabá. No registro, uma visitante mostra o elevador presente na estrutura recém-inaugurada desligado e comenta sobre a dificuldade para conseguir chegar até o topo com uma criança que utiliza cadeira de rodas para se locomover. Os problemas foram relatados apenas sete dias após a inauguração do mirante. 


Leia mais: 
Projeto leva dança para locais públicos como forma de mostrar que esta arte é acessível para todos

O investimento feito pelo Governo de Mato Grosso para a reforma está estimado em R$ 1,6 milhões. Apesar disso, o equipamento que deveria promover acessibilidade para os visitantes, segue desativado. A estrutura possui 12,30 metros de altura, e apesar de contar com largos degraus, requer um considerável esforço físico de quem deseja apreciar a vista. 

No vídeo, a visitante relata a insatisfação diante do equipamento. “Conseguimos subir os degraus das escadas e estamos aqui. O elevador está quebrado e sem funcionar, mas graças a Deus conseguimos subir nesse mirante, cansados viu”, comentou no vídeo. 

Olhar Direto foi até o local e constatou que o elevador está desligado desde a inauguração do espaço. Segundo um dos funcionários que trabalha na equipe de segurança do parque, a situação vem causando frustração em muitos visitantes. Em conversa com a reportagem, uma mulher relatou que o elevador desligado representa a falta de acessibilidade para as mães que optam pelo parque como um espaço de passeio para os filhos. 

“Não é acessível. Eu e minha amiga viemos aqui para ter uma tarde com as crianças, para tirar elas do apartamento. Então queríamos dar uma olhada para conhecer mesmo o novo mirante, porque vimos na internet que tinha reaberto, mas não funciona. É muito frustrante”, afirmou. 

Já para outra visitante presente no local, Mikaellen Rodrigues de Castro, de 23 anos, subir até o topo do mirante foi difícil. “Foi um pouco difícil subir, principalmente porque vim de salto para cá e tive que subir pela escada. Sinto que pode ser um problema ainda maior para pessoas com cadeira de rodas e idosos também, que podem vir aqui passear. O elevador deveria estar ligado”, afirmou. 

Natural do Amazonas, Mikaellen estava visitando o parque pela primeira vez desde que chegou na capital. Apesar dos obstáculos para chegar até o topo, a vista permanece como um presente para o visitante. “Estou adorando aqui, é muito lindo. Essa é a primeira vez que venho aqui no parque, a vista é muito bonita”, finalizou. 

O outro lado 

Em resposta a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), responsável pelo parque, afirmou que o elevador está em perfeitas condições de uso, mas permanecerá desligado até a contratação de uma empresa para cuidar da manutenção do equipamento. 

“A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) informa que o elevador que leva ao topo do novo Mirante do Parque Mãe Bonifácia está em perfeitas condições de uso. Contudo, a Pasta aguarda a contratação de empresa que fará a manutenção do equipamento para liberar a utilização”, afirmou em nota. 

Registros feitos pelo Olhar Direto no local:

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet