Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

agricultores

Comunidade Córrego do Ouro faz manifestação para ser anexada a Campo Verde; fotos e vídeos

Foto: Reprodução

Comunidade Córrego do Ouro faz manifestação para ser anexada a Campo Verde;  fotos e vídeos
Moradores da comunidade Córrego do Ouro e da região realizaram, na última terça-feira (22), uma manifestação pedindo que o local seja anexado à cidade de Campo Verde, e deixe de fazer parte de Santo Antônio do Leverger. A justificativa é a proximidade maior com este município.


Leia também:
Kardec se diz traído e promete ADIN contra projeto que ‘tira' 3 mil km² de Leverger

“Queremos fazer parte do município de Campo Verde, porque mesmo voluntariamente a gente tem pedido socorro a Campo Verde, é mais próximo daqui, nós estamos a 90, 100km de Cuiabá, estamos a 137km de Santo Antônio, e estamos a 55 a 60km de Campo Verde, então por ser mais fácil acesso para nós, nós estamos pedindo, essas comunidades todas, todas estão querendo fazer parte do município de Campo Verde, por estar mais próximo”, disse ao Olhar Direto Nadir Moreira Santana, presidente da Associação de Pequenos Produtores da Comunidade do Córrego do Ouro.

Para que haja essa mudança, é necessário que seja aprovada uma Lei Estadual. O deputado estadual Alan Kardec (PDT) é um dos que levantam esta bandeira, e esteve presente, inclusive, no evento. Na última semana, ele justificou que, apesar de estar lutando para que parte de Santo Antônio não vá para Jaciara, neste caso ele defende que as comunidades sejam anexadas a Campo Verde.

“Santo Antônio da Fartura é uma área onde há discussão ampliada, de discussão com Campo Verde. Área essa que eu faço defesa para Campo Verde. Então aqui a gente está fazendo justiça e não está fazendo advocacia em causa própria, diferente de alguns colegas aqui. A gente vai fazer essa discussão de Santo Antônio da Fartura com Campo Verde, acho que Campo Verde que faz todo o trabalho em Santo Antônio da Fartura, aquele pedaço de Formiga, lá em São Vicente da Serra, isso é para Campo Verde. Campo Verde ainda não entrou na discussão aqui, nós estamos fazendo a discussão de Jaciara e Santo Antônio do Leverger”, explicou.

Na última semana, Kardec teve uma rusga com o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), porque Max colocou em votação dois projetos que anexavam partes de Santo Antônio a Jaciara. Alan, por outro lado, afirmou que estes projetos foram considerados inconstitucionais. “Esse território tem que retornar ao seu status quo, ela tem que ser retornado ao seu estado original, que é Santo Antônio. Então a lei que foi aprovada na Assembleia Legislativa, pela mensagem do executivo, que já foi sancionada, onde Jaciara recupera essa área para si, ela já é inconstitucional só por mérito. Mas mesmo assim nós vamos manter o projeto que torna a lei do executivo inconstitucional e entraremos pelo PDT estadual no Tribunal de Justiça do estado de Mato Grosso, fazendo com que essas áreas de inconsistência, que não são áreas de inconsistência retornem ao status quo, uma vez que o STF, o Supremo Tribunal Federal, já fez justiça”, disse, à época.

A manifestação da última terça-feira (22) aconteceu em frente ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e pedia a anexação de todo o assentamento que inclui Santo Antônio Da Fartura, Bigorna, Córrego Do Ouro, Mata Mata, Serrana, Bom Jardim e São Vicente. “Hoje todas essas comunidades têm certeza que não são mais pertencentes ao município de Santo Antônio do Leverger conforme certidões de localizações e desta forma como está não vão conseguir registrar as matrículas, dos assentamentos para regularização fundiária, vamos nos mobilizar”, dizia o chamamento.

Veja vídeos da manifestação:










 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet