Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Acompanhe os números

Vacinômetro: Com 46% das aplicações, Astrazeneca ultrapassa Coronavac e se torna a vacina mais utilizada em MT

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Vacinômetro: Com 46% das aplicações, Astrazeneca ultrapassa Coronavac e se torna a vacina mais utilizada em MT
Com 618.109 doses aplicadas, o que corresponde a 46% das aplicações, a vacina desenvolvida pela farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca com a universidade inglesa de Oxford, ultrapassou a CoronaVac (44% das aplicações), da biofarmacêutica chinesa Sinovac, e se tornou o imunizante mais usado no Estado de Mato Grosso. Até a manhã desta sexta-feira (2), Mato Grosso vacinou 993.350 pessoas com a 1ª dose de um das vacinas contra o novo coronavírus que foram distribuídas ao estado. Desse número, 328.558 receberam a 2ª dose. O número dos que tomaram as duas doses equivale a 33,07% dos que tomaram a 1ª. 


Leia também:
Olhar Direto lança mapa interativo para acompanhar vacinação contra a Covid-19 nos municípios do estado

No total, 335.338 pessoas estão completamente imunizadas no estado, isto é, receberam as duas doses ou a dose única de algum dos imunizantes. Ao todo, foram 1.328.688 doses administradas no estado, o que corresponde a 70,04% do total recebido do Ministério da Saúde, 1.896.910. 

Entre as vacinas que estão em uso estão a CoronaVac, a de Oxford/AstraZeneca, a Pfizer/BioNTech, que são aplicadas em duas doses, e a da Janssen Farmacêutica, que é administrada com uma única dose. Os dados são do portal do Ministério da Saúde, Localiza Sus, que compila os dados das secretarias estaduais de saúde enviados à Rede Nacional de Saúde (RNDS).

Em relação ao número de habitantes, a cobertura dos vacinados com a 1ª dose no estado representa 28,17% da população mato-grossense. Quanto aos completamente imunizados (vacinados com duas doses ou dose única), o valor ainda está estacionado em 9,5%. Há duas semanas atrás, essa porcentagem era de 8,5%.

Confira no Mapa da Vacinação contra a Covid-19 do Olhar Direto as informações de todos os municípios do estado:

Mato Grosso

 993.350 pessoas vacinadas com a 1ª dose

 28,17% da população vacinada com a 1ª dose

 9,5% da população imunizada (duas doses ou única)

 



Made with Flourish

Made with Flourish

Made with Flourish

Confira alguns destaques que o Olhar Direto apresenta sobre a situação nos municípios do estado:
  • Proporcionalmente, Porto Estrela (190 km de Cuiabá) é o município que mais vacinou: 64,27% da população recebeu a 1ª dose. O segundo lugar fica com Glória D'Oeste (310 km de Cuiabá) com 58,78%, e o terceiro com Ponte Branca (495 km de Cuiabá), com 57,61%. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) atribui o alto número ao fato de que muitas das doses são destinadas a populações indígenas na região, e os municípios podem ter registrado as doses aplicadas das aldeias localizadas nas cidades vizinhas.
 
  • Cotriguaçu (954 km de Cuiabá) é a cidade que menos vacinou em relação ao número de habitantes: 9,78% da população recebeu a 1ª dose. Placar seguido por Nova Maringá (391 km de Cuiabá) com 11,47%, e Juruena (618 km de Cuiabá) , com 11,53%.
 
  • Em números absolutos, Cuiabá é a que mais administrou as primeiras doses. Foram: 212.371 aplicações, o que equivale a 34,36% da população. Na sequência, aparece Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá) com 75.142 doses aplicadas  (26,13%) e Rondonópolis (218 km de Cuiabá)  com 74.464 doses aplicadas  (31,55%).

As vacinas

Mato Grosso conta com quatro vacinas em uso: a CoronaVac, da biofarmacêutica chinesa Sinovac, a desenvolvida pela farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca com a universidade inglesa de Oxford, a da farmacêutica norte-americana Pfizer, produzida em parceria com a alemã BioNTech e a da Johnson & Johnson, desenvolvida pela Janssen Farmacêutica. Abaixo a quantidade doses aplicadas de cada laboratório no estado:
 
  • Oxford/Astrazeneca (duas doses):
  • Doses aplicadas: 618.109
  • % do total de doses aplicadas em Mato Grosso: 46,5%
  • Coronavac (duas doses):
  • Doses aplicadas: 592.478
  • % do total de doses aplicadas em Mato Grosso: 44,6%
  • Pfizer/BioNTech (duas doses):
  • Doses aplicadas: 111.321
  • % do total de doses aplicadas em Mato Grosso: 8,4%
  • Janssen (dose única):
  • Doses aplicadas: 6.780
  • % do total de doses aplicadas em Mato Grosso: 4,5%

Metodologia

O Mapa da Vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso é composto por dados coletados do portal do Ministério da Saúde — COVID19 Vacinação Doses Aplicadas, que compila as informações enviadas à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) por todos os municípios do país.

A seleção e pesquisa dos números de Mato Grosso dentro da plataforma será realizada pela Olhar Direto toda sexta-feira e leva em conta o número de doses recebidas e aplicadas (dose 1, 2 e doses únicas) dos 141 municípios do Estado. 

Quanto a cobertura vacinal, esta é calculada levando em consideração a população estimada de cada município do estado em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

(Dados de 2 de julho às 8h)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet