Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

REDUÇÃO DA OCUPAÇÃO

Governo de Mato Grosso autoriza retomada de cirurgias eletivas em hospitais públicos do estado

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Governo de Mato Grosso autoriza retomada de cirurgias eletivas em hospitais públicos do estado
O Governo de Mato Grosso autorizou nesta segunda-feira (5) a retomada de cirurgias eletivas nos hospitais públicos de Mato Grosso. A medida foi tomada diante da redução na taxa de ocupação dos leitos de internação de pacientes em tratamento do coronavírus. Com a decisão, os municípios podem iniciar a organização da retomada de acordo com a realidade de cada local. 


Leia mais: 
Campanha de imunização contra a Influenza é liberada para toda a população acima de 6 meses de idade

A medida está descrita no Decreto n° 989, que revoga o inciso II, do art. 3º do Decreto nº 413, de 18 de março de 2020, em que estabelecia a suspensão de cirurgias eletivas no Estado devido a pandemia pelo novo coronavírus. Conforme dados do Painel Interativo da Covid-19 de 01 de julho de 2021, a taxa de ocupação estava em 73,07%.

A secretária adjunta do Complexo Regulador da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Fabiana Cristina, explica que cada município tem autonomia para planejar e executar o retorno das cirurgias eletivas. 

Com objetivo de auxiliar nesse retorno, a SES está elaborando um Plano de Retomada de Cirurgias Eletivas para orientar as instituições hospitalares do Estado no âmbito da pandemia da Covid-19 para o retorno consciente e seguro do ambulatório clínico e cirúrgico de modo a ofertar assistência integral aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A publicação revoga ainda o art. 6º do Decreto nº 413. Com isso, fica mantido o atendimento ao público nas repartições públicas do Estado. Também fica revogado o Decreto nº 851, de 10 de março de 2021, que criou o Programa Emergencial para abertura e autorização temporária de novos leitos exclusivos aos pacientes em tratamento de infecção causada pelo Coronavírus.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet