Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

'JULHO VERMELHO'

Unimed Cuiabá lança alerta sobre importância de se atentar para as doenças cardiovasculares

Foto: Reprodução

Unimed Cuiabá lança alerta sobre importância de se atentar para as doenças cardiovasculares
A Unimed Cuiabá lançou um comunicado nesta quarta-feira (7) alertando sobre a necessidade de estar atento à pressão arterial e às doenças cardiovasculares. De acordo com a instituição, essas doenças são um problema de saúde pública mundial, com aumento significativo nos últimos anos. Anualmente são mais de 18 milhões de óbitos no mundo decorrentes dessas doenças prevalentes e a pressão arterial é o principal fator de risco cardiovascular.


Leia mais: 
Cuiabá é 57º município de Mato Grosso que mais aplicou vacinas contra Covid-19

No Brasil, cerca de 300 mil mortes por ano ocorrem por doenças cardiovasculares. A cada dois minutos uma pessoa sofre um acidente vascular cerebral (AVC) ou um infarto agudo do miocárdio. Isso é um fato muito importante, pois em 80% dos óbitos por AVCs e em 60% dos decorrentes infartos os pacientes apresentavam hipertensão arterial, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Mensalmente, por meio da Aquarela da Saúde, a Unimed Cuiabá enfatiza o cuidado e a prevenção de doenças, com ações informativas de educação em saúde. Neste mês, o enfoque é na conscientização e combate a hipertensão arterial sistêmica, com o "Julho Vermelho", e tema "Conhecer a pressão arterial é uma forma de autocuidado".

A pressão alta possui fatores associados como a idade avançada, excesso de peso, ingestão de sal, consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, porém ela pode atingir 15% das crianças e adolescentes. 

O médico cardiologista, Dr. Leonidas Lara ressalta que o Brasil, segundo dados da Organização Pan-americana de Saúde é a região das Américas é a mais obesa do mundo, tanto em termos de adulto, como de crianças. "Mudar a realidade só é possível com políticas públicas condizentes a realidade local e mudança comportamental da sociedade, inserção de hábitos saudáveis e atividades físicas regulares", relata. 

A prevenção é o caminho mais indicado no combate a essa doença perigosa e silenciosa. O acompanhamento e a medição da pressão arterial (PA) devem começar cedo, assim como a prática regular de atividade física e aspectos nutricionais são fatores cruciais nas estratégias de prevenção e tratamento da hipertensão arterial. Porém, é importante falar que a hipertensão pode ser controlada.

Acomanhe a íntegra da fala do Dr. Leonidas Lara: 



*Com informacões da Assessoria 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet