Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

RESULTADO DOS ESTUDOS

Estado do Amanhã produz soluções para retomada da economia pós pandemia

Foto: Reprodução

Estado do Amanhã produz soluções para retomada da economia pós pandemia
Já no primeiro ciclo de pesquisas, a multiplataforma alcança números inéditos mapeando 1.979 eventos culturais e esportivos geradores de fluxo turístico realizados com envolvimento das prefeituras, nos 141 municípios no estado de Mato Grosso. 


Leia mais: 
Apaixonada por doces, estudante de nutrição investe em barras de chocolate recheadas para vender pelo Instagram

O dado faz parte do levantamento realizado pela multiplataforma Estado do Amanhã, um projeto que reúne o objetivo de compartilhar conhecimento com o terceiro setor, capacitando os agentes da área, e obter dados a fim de ajudar no desenvolvimento de políticas sociais pelos gestores públicos, em âmbito municipal e estadual. 

O trabalho é realizado pela Central das Organizações de Mato Grosso (CORDEMATO) em parceria com  Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL/MT), e conta com a cooperação técnica do Nucleo de Pesquisas Economica e Socio Ambiental (NUPES) e do Núcleo de Tecnologia (NUTI), ambos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

O investimento na implementação do projeto foi possível graças a emendas parlamentares impositivas fornecidas pelos deputados com o apoio institucional da Assembleia Legislativa. 

Nesta semana, os resultados dos primeiros 18 meses de desenvolvimento e atuação da multiplataforma foram apresentados às autoridades, à imprensa e à sociedade, especialmente aos profissionais do terceiro setor ligados à produção cultural, esportiva e de eventos. 

Além do levantamento e monitoramento dos eventos e do potencial a ser explorado, a Estado do Amanhã também oferece cursos gratuitos e consultoria remota, com uso de inteligência artificial.

Idealizador e gestor do projeto, Johnny Everson é também um dos professores dos cursos ofertados. 

"Hoje o projeto é uma realidade graças à confiança dos deputados Alan Kardec (PDT), Dilmar Dal'Bosco (DEM), Romoaldo Júnior (MDB) e Pedro Satélite (PSD), que aportaram as emendas impositivas ao projeto", eles são os responsáveis por estarmos hoje compartilhando conteúdo ministrado por alguns dos maiores especialistas em gestão no terceiro setor do País, de maneira totalmente gratuita a toda a população”, enfatiza. 

 Já o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, destacou a importância  da multiplataforma na retomada dos eventos culturais e esportivos e na reabertura de mercado do setor turístico no estado, após a pandemia do coronavírus. 

"Esta retomada vem sendo construída, vem sendo repensada e a Estado do Amanhã vai ajudar muito. Temos importantes reuniões que já estão acontecendo para que a gente possa retomar de uma forma séria e madura, para correr atrás do prejuízo, avançar e retomar a característica de Mato Grosso, que são os grandes eventos, grandes festas e uma movimentação artística e cultural muito quente", disse o secretário.

“Sabemos que esse trabalho pode ainda ser ampliado. Então a gente tem todo um universo de possibilidades e a ideia é que a multiplataforma seja, de fato, um instrumento de auxílio à sociedade, ao cidadão e de fortalecimento de todo o setor", ressaltou o coordenador de conteúdo da Estado do Amanhã, Joéverton Silva. 

Segundo ele, um dos objetivos do projeto é resolver um impasse encontrado durante as pesquisas sobre a economia criativa em Mato Grosso.

 "A  gente percebeu que, muitas vezes, o cidadão que trabalha com cultura e eventos reclama de não conseguir alcançar recursos públicos e agentes da administração pública, por sua vez, reclamam que não chegam bons projetos. Então a gente está compartilhando conhecimento para unir as duas pontas", completa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet