Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Variedades

Tratamento psicológico em clínicas de reabilitação

Foto: WebFoco

Tratamento psicológico em clínicas de reabilitação
Tratamento psicológico em clínicas de reabilitação


Um dos principais problemas de saúde pública é a dependência química, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma doença crônica, incurável e progressiva, responsável por grandes impactos no organismo, na saúde física e mental e na vida dos dependentes de substâncias químicas.
Apesar de se tratar de uma doença incurável, a dependência química possui tratamento para amenizar os impactos causados e para manter o dependente químico longe das drogas.
O tratamento em clínica de recuperação conta com uma equipe multiprofissional, voltada para oferecer todo o suporte e apoio necessário, para garantir a reabilitação do paciente.
A parte psicológica é extremamente importante para que o tratamento seja eficiente. Entenda como funciona o trabalho do psicólogo, qual o seu papel dentro do tratamento para dependentes químicos e qual a importância do tratamento psicológico:

Como funciona o trabalho do psicólogo?

O psicólogo atua na reestruturação dos pensamentos, emoções e sentimentos do indivíduo.
Antes de mais nada, o psicólogo procura entender a relação do dependente com as drogas e quais os fatores emocionais e psicológicos que levaram a pessoa a recorrer ao uso de substâncias químicas.
O profissional da psicologia enxerga além da doença, ele observa todos os pontos da história psicossocial do dependente, auxiliando o indivíduo a se reerguer, voltar a ser autônomo e principalmente a fazê-lo entender que não precisa das substâncias químicas para ser feliz.

O papel do psicólogo no tratamento para dependentes químicos

Seja da área da psiquiatria, da assistência social, da medicina clínica ou da psicologia, cada profissional contribui de uma forma dentro do tratamento para dependente químico e todos esses fatores combinados são fundamentais para a melhoria do paciente e a reabilitação.
O psicólogo possui um papel importantíssimo não só na recuperação  e reabilitação do paciente, como também na reestruturação familiar, visto que além do dependente, os familiares também podem procurar por esse profissional para saber lidar melhor com a situação em questão.

A importância do tratamento psicológico

Principalmente pensando em uma internação involuntária, em que o dependente teve diversas áreas da vida afetada pela dependência química, é muito importante o auxílio psicológico para que ele consiga lidar com todas as emoções causadas pelas perdas sociais, financeiras, emocionais e cognitivas.
A terapia é muito importante para garantir apoio e suporte na busca pela reabilitação.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet