Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Esportes

Apesar de lei liberar em MT

Jogos do Brasileirão só voltarão a ter público quando os 20 times puderem receber torcedores de volta

Foto: AssCom Dourado

Jogos do Brasileirão só voltarão a ter público quando os 20 times puderem receber torcedores de volta


O Cuiabá Esporte Clube se pronunciou sobre a aprovação da lei para liberar o retorno parcial da torcida nas arquibancadas dos estádios em Mato Grosso. Segundo o clube, esta decisão fica a cargo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), responsável pela organização e só acontecerá quando todos os 20 times estiverem nas mesmas condições.

Leia mais:
Deputados autorizam volta de 35% das torcidas aos estádios de MT; entrada só para imunizados e testados

O texto  prevê a liberação de 35% da capacidade de ocupação dos locais. Além disto, só será  liberada a entrada de torcedores já imunizados e com exame de Covid-19 realizado até 48h antes do início das partidas.

Em nota sobre a aprovação da lei, o Cuiabá esclarece que a organização da Série A do Campeonato Brasileiro é da CBF. "Há uma regra entre os 20 clubes participantes da elite que o público só será liberado após todos os estados concederem o devido aval", diz trecho da nota.

"Enquanto tiver um estado com proibição de torcida nas arquibancadas, a entidade que comanda o futebol brasileiro não irá liberar para nenhuma equipe", finaliza o Cuiabá.

Segundo o apurado pela reportagem, a expectativa da CBF era discutir a volta do público aos estádios entre o fim de agosto e começo de setembro deste ano. Porém, a denúncia de assédio sexual contra o presidente afastado da entidade, Rogério Caboclo, travou os trâmites. 

Desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020, quando os campeonatos estaduais e a Copa Libertadores foram paralisados como forma de mitigar a contaminação pelo coronavírus, os times de futebol amargam com perdas de receitas sem a comercialização de ingressos e o chamado "matchday" (ganhos com camarotes e cadeiras cativas, além da venda de alimentos e bebidas no dia de jogo)”, diz trecho do projeto.

A intenção de ter de volta os torcedores nos estádios é influenciada pelas partidas da Eurocopa com a presença das torcidas. Apesar das medidas restritivas estabelecidas por cada país que recebeu jogos da competição, cerca de 300 torcedores que voltaram à Finlândia após assistir a partidas em São Peterburgo, na Rússia, testaram positivo para a Covid-19.

Lúdio Cabral (PT), que pediu vista do projeto na sessão de 6 de junho, criticou a proposta. Voto vencido, afirmou que a liberação de público em estádios não deve ser realizada por meio de lei, mas levando em consideração o momento epidemiológico do estado. Segundo ele, o fato de o comércio e outras atividades estarem abertos, não justifica tal autorização, lembrou ainda a final da Copa América, no dia 30 de junho, quando torcedores da Seleção brasileira aglomeraram na entrada do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet