Olhar Direto

Quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Notícias | Cidades

18 a 39 continua com sobras

Cuiabá inicia agendamento da vacina para pessoas de 40 a 44 anos; grupo não precisa de novo cadastro

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Cuiabá inicia agendamento da vacina para pessoas de 40 a 44 anos; grupo não precisa de novo cadastro
A prefeitura de Cuiabá iniciou o agendamento para o público de 40 a 44 anos, dando continuidade à vacinação contra Covid-19, conforme o que foi normatizado pelo Plano Nacional de Imunização – PNI e Comissão Intergestores Bipartite – CIB. Sendo assim, esse público agora não precisará mais aguardar as doses dos faltosos.

Leia mais:
Em seis meses de vacinação contra a Covid-19, Cuiabá atinge 40% da capacidade diária de imunização

“Estamos praticamente terminando o grupo de 45 a 49 anos e com as novas doses que chegaram nesta semana para faixa etária podemos baixar a idade para 40 a 44 anos. Só não vamos baixar mais ainda, porque a quantidade de vacinas que recebemos não é suficiente para atender idades menores. Continuaremos usando as doses dos faltosos para vacinar o público mais novo, de 18 a 39 anos a partir de agora”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

As doses dos faltosos são aplicadas em Cuiabá em pessoas de 18 a 39 anos, de acordo com o percentual correspondente da população da capital.

Mais da metade da população elegível - que é 459.541 - para tomar a vacina contra o coronavírus já foi vacinada com a primeira dose em Cuiabá. De 20 de janeiro até esta quarta-feira, 22 de julho, 54,8% de todos os moradores da capital acima de 18 anos já tomaram pelo menos uma dose de vacina. Em relação ao esquema vacinal completo, que engloba a aplicação das duas doses ou, no caso da vacina Janssen, apenas uma dose, 19,4% de toda a população elegível já foi imunizada.

Cadastro

Para se cadastrar, é necessário entrar no site e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual.  Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina.

No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado. No caso de vacinação pela categoria profissional, também é preciso apresentar declaração de vínculo funcional. Já no caso das pessoas que se cadastraram pelos grupos de comorbidades ou deficiência permanente grave, além de gestantes, puérperas e lactantes, é preciso apresentar o laudo médico.

Cuiabá conta atualmente com seis polos de vacinação, Senai Porto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesi Papa, Sesc Balneário, Senai do Distrito Industrial e Assembleia Legislativa. O do Centro de Eventos do Pantanal foi fechado.

A cidade tem média de duas mil pessoas imunizadas por dia, o que é bem abaixo da capacidade de vacinação diária do município, de pouco mais de cinco mil pessoas. Isso tem a ver com a escassez de doses e também o fato de que pessoas que estavam agendadas faltaram, seja por tentar escolher a marca da vacina ou por não querer ficar sem beber durante o fim de semana.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet