Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

VIAGEM A BRASÍLIA

Mauro pede que Bolsonaro também repasse Parque de Chapada dos Guimarães para gestão do estado: ‘MT tem condições de fazer grandes investimentos’

27 Jul 2021 - 14:03

Da Redação - Airton Marques e Max Aguiar

Foto: Reprodução

Mauro pede que Bolsonaro também repasse Parque de Chapada dos Guimarães para gestão do estado: ‘MT tem condições de fazer grandes investimentos’
Além de falar sobre rodovias, o governador Mauro Mendes (DEM) também tratou com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), sobre a estadualização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O democrata foi recebido pelo capitão da reserva na manhã desta terça-feira (27), em Brasília (DF).


Leia também:
‘O que o Agro não aceitava era a gastança misteriosa com recursos dos impostos’, diz Pivetta ao destacar investimentos do governo

Na saída do gabinete, Mauro falou com a imprensa e revelou a intenção de o estado assumir a administração do parque. “Pedimos que o governo federal transfira essa área ao governo estadual, para que possamos fazer um novo plano de manejo de utilização, permitindo grandes investimentos que o governo tem condições de fazer”.

De acordo com Mauro, o objetivo é potencializar a utilização e o desenvolvimento do turismo, com geração de emprego e renda na Baixada Cuiabana. Garante que com a administração estadual será possível realizar uma melhor preservação da área do parque.

Mauro foi acompanhado do secretário Mauro Carvalho (Casa Civil) e dos senadores Wellington Fagundes (PL), Jayme Campos (DEM) e Carlos Fávaro (PSD). No gabinete, também foi recepcionado pelos ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Flávia Arruda (Secretaria de Governo) e Marcelo Queiroga (Saúde).

A estadualização do parque é tema polêmico já há algum tempo. Em 2018, a Assembleia Legislativa chegou a realizar audiência pública para debater a questão. O Ministério Público Federal (MPF), no entanto, questionou a capacidade legal e financeira de Mato Grosso gerir o local, se posicionou contrário ao projeto.

O parque, localizado nos municípios de Cuiabá e Chapada, foi criado pelo Decreto Federal n. 97.656, de 12 de Abril de 1989, e tem como objetivo “proteger e preservar amostra dos ecossistemas ali existentes, assegurando a preservação de seus recursos naturais, proporcionando oportunidades controladas para uso pelo público, educação, pesquisa científica e também contribuindo para a preservação de sítios arqueológicos existentes na área”. Trata-se de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral de domínio da União Federal, cuja gestão está atribuída ao ICMBio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet