Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Retorno às aulas

Professores do grupo de risco só voltam com segunda dose e Mauro dispara: 'jovens não estão em casa'

01 Ago 2021 - 07:30

Da Redação - Wesley Santiago/Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Professores do grupo de risco só voltam com segunda dose e Mauro dispara: 'jovens não estão em casa'
O governador Mauro Mendes rebateu os questionamentos sobre um acréscimo de pessoas circulando ainda durante a pandemia, com o retorno das aulas nas unidades de ensino estaduais, que acontecerão no dia 03 de agosto. Para o democrata, a situação ficará praticamente na mesma, já que os jovens não estão dentro de casa e continuam circulando. O secretário de Educação (Seduc), Alan Porto, explicou ainda que os servidores do grupo de risco só retornarão 15 dias após tomarem a segunda dose.


Leia mais:
Emanuel diz que volta às aulas sem vacinação completa é ameaça: “roleta russa da Covid-19”
 
Mauro Mendes lembrou que a Anvisa ainda não autorizou a vacinação de adolescentes e crianças. “Se este raciocínio prosperar, ninguém teria voltado. É um grupo de baixíssimo risco. Estes jovens, pode ter certeza que não estão dentro de casa. Devem estar circulando, brincando, nos campos. Continuam a levar uma vida normal”.
 
O governador cita ainda uma pesquisa feita pela sua gestão, ainda na fase embrionária da vacinação e quando a pandemia estava mais severa. Segundo ele, 82% dos alunos queriam retornar para as salas de aula.
 
“Minha filha de seis anos, que estuda em uma escola particular, fica enlouquecida quando não tem aula. Tenho uma filha maior de idade, que está estudando em Portugal. Lá, as universidades foram as últimas que pararam e as primeiras que voltaram. Até os portugueses entendem que é preciso dar esse tratamento para a educação”, pontuou o governador.
 
Segunda dose
 
Apesar de a maioria dos profissionais de educação retornaram para as escolas apenas com a primeira dose, o secretário de Educação explicou que os que pertencem ao grupo de risco só saíram do home office 15 dias depois de serem imunizados de forma completa.
 
“Os que já tomaram, retornam para a atividade presencial. Lembrando que poderemos ter algum atestado, afastamento. Mas os alunos não ficarão sem professores, teremos substitutos prontos”, explicou o secretário.
 
Sobre como funcionará o sistema de rodízio, o secretário explicou que, metade da turma irá durante uma semana e ficará em casa na próxima. “Temos priorizado público de alunos que tem dificuldade de acesso a internet, entre outros pontos”.

Anúncio

O Governo de Mato Grosso confirmou o retorno das aulas nas unidades de ensino estaduais no dia 03 de agosto. Neste primeiro momento, a quantidade de estudantes por sala será limitado. O secretário estadual de Educação (Seduc), Alan Porto, pontuou que todos os protocolos serão seguidos e lembrou que todos os profissionais da Pasta já tomaram pelo menos a primeira dose da vacina.

As aulas em Mato Grosso estavam suspensas desde março de 2020, quando teve início a pandemia. O secretário lembrou ainda que todos os profissionais da educação já receberam a primeira dose.

O secretário disse ainda, sem apresentar dados, que houve um aumento em casos de depressão, abusos e outros entre crianças.

O governo prometeu distribuir máscaras para seus profissionais e todos outros ítens para auxiliar no cumprimento dos protocolos contra a Covid-19. Além disto, as unidades que tiverem profissionais ou alunos que testem positivo para o coronavírus, precisarão de imediato fazer a comunicação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet